Últimas

Time de e-Sports da FUMEC ganha força e já conquista título em Liga Universitária

PROGRAMA CRIADO EM 2016 TEM EQUIPE COM SEIS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE E FOMENTA A MODALIDADE COM BOLSA DE ESTÁGIO E HORAS DE DEDICAÇÃO DIÁRIA

“Lanes”, “Minions”, “Sustain”, “Bruisers”, “AP Carries”, “Assassins”, “Farm”, “Suporte” e o “AD Carry”. Esses são alguns termos comuns no jogo League of Legends e que têm sido muito utilizados dentro da Universidade Fumec. Desde 2016, a instituição possui um time de e-Sports, com o objetivo de participar das principais competições de esportes eletrônicos do país, em um primeiro momento, no jogo League of Legends.

O que para muitos é considerado um passatempo, para outros já é encarado como algo sério, com treinos diários, muitas horas de dedicação e participação em diversas competições. Um grande celeiro de jogadores com este perfil é o cenário universitário, que está começando a se desenvolver no Brasil, e no qual se encaixa o time da Fumec.

A universidade é pioneira no país quando se trata de oferecer apoio e incentivo aos jogadores. A instituição abriu um processo de seleção em 2016 para fomentar o esporte eletrônico e auxiliar o aluno a adquirir conhecimentos nas áreas de tecnologia e de jogos digitais. No programa de incentivo ao e-Sports da Fumec, os seis membros – um coach e cinco players – foram contratados como estagiários, com direito a bolsa-estágio, vale-transporte e uma sala com equipamentos especializados onde o time treina de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h .

Para o gestor de e-Sports da Fumec, Allan Borges, “hoje a universidade é uma referência nesse cenário. Somos vistos como o modelo a ser seguido e despertamos o interesse de vários alunos e até de outras instituições que pretendem desenvolver projetos parecidos. Eles nos procuram para saber como foi essa experiência na Fumec”, ressalta.

Allan conta que a ideia de criar o time surgiu quando ainda era aluno da instituição. “Percebi que a universidade tinha um ambiente excelente para o desenvolvimento de um projeto de esportes eletrônicos. Mais tarde, quando consegui uma oportunidade de estágio na Fumec, tive a chance de levar essa ideia até os gestores da instituição. Após elaborar um projeto e mostrar o universo de grandes números que se tornou os e-Sports, o projeto foi bem recebido e hoje estamos aqui”, relembra.

Em pouco tempo de criação, o time de e-Sports da instituição já começa a colher frutos das seis horas diárias de dedicação. A equipe foi campeã na LUE Summer Cup, organizado pela Liga Universitária de e-Sports, que aconteceu em fevereiro deste ano, totalmente online. Na competição, o time de League of Legends da Fumec derrotou outras 11 equipes e garantiu a vaga na próxima edição.

Allan explica ainda que o foco principal da equipe de e-Sports da Fumec é participar das competições universitárias. No Brasil, existem três principais: a Liga Universitária de e-Sports (LUE), organizada por alunos de várias instituições para promover o e-Sports nas universidades; a Liga Universitária GG Club, organizada pela Global Games Club e com apoio da RIOT Games, organizadora e desenvolvedora do game League of Legends; e o Torneio Universitário de e-Sports (TueS), organizado por uma empresa formada por alunos e entusiastas dos esportes eletrônicos.

Para finalizar, Allan ressalta que “a expecativa é que, nos próximos anos, o e-

Sports brasileiro tenha uma estrutura maior, mais organizada e com a profissionalização de gestores e atletas nos esportes eletrônicos universitários. A Fumec já dá um grande passo neste sentido”.

Nenhum comentário