CrediHabitar prevê movimentar R$ 2 bilhões em crédito imobiliário neste ano
Fintech já superou os resultados obtidos em 2020; empresa é liderada pela geração 50+ e por mulheres nos cargos de gestão
A expectativa de
superar em três vezes, neste ano, a movimentação de crédito imobiliário
contratado em 2020 coloca a fintech CrediHabitar entre as maiores empresas do
setor no Brasil. A meta é superar os R$ 2 bilhões em empréstimos e números não
faltam para demonstrar os bons ventos de crescimento: em junho deste ano, a
empresa mineira já havia atingido o total de crédito contratado no ano
passado: R$ 800 milhões
Em relação ao
faturamento, a empresa de inteligência de
crédito imobiliário registrou R$ 10 milhões em 2020 e a expectativa
para este ano é de alcançar a fatia de R$ 32 milhões, mesmo sem aportes de
investimentos externos. "Entre as principais do país, somos a única
fintech que ainda não recebeu rodadas de investimento e já estamos entre
as cinco maiores do país", afirma o Ceo da CrediHabitar, Haldane
Teixeira.
Frente aos 20% de
crescimento do crédito imobiliário para este ano, previsto
pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança
(Abecip), Haldane afirma que o crescimento da CrediHabitar em
produção já é superior a 220% do ano passado. Conforme pontua,
duas estratégias foram fundamentais para alcançar as metas deste
ano: forte investimento em tecnologia, aumento das
equipes dedicadas em bancos atendidos pela credihabitar (Santander;
Itaú e Bradesco) e investimento em capacitação dos times de front office e back office.
Sediada em Belo
Horizonte, a CrediHabitar atua nas cinco regiões do país. Possui 50
funcionários sendo que
100% do time de consultores e analistas de crédito são devidamente certificados
pela Abecip. Com mais de 1.500 correspondentes
credenciados autorizados a usar a sua plataforma de crédito imobiliário, a CrediHabitar ainda tem na
sua carteira mais de 2 mil clientes caracterizados por
imobiliárias e corretoras de imóveis.
O mercado prevê
aumentos na taxa Selic para os próximos meses pelo Comitê de Política Monetária
(Copom) do Banco Central, o que poderá repercutir nas atuais taxas praticadas
no mercado de crédito. Mas esse não é um cenário que assusta a empresa.
"Os bancos ainda têm margens para atuar e não vejo mudanças nas taxas de
juros que possam impactar uma ainda forte e contínua demanda por crédito
imobiliário no país. O déficit habitacional é gigante.", afirma.
Para o CEO, uma ou
outra instituição financeira que tenha funding híbrido
ou 100% captado no mercado poderá sofrer algum impacto maior, “mas nada que possa mudar o
cenário positivo de 2021”. Ele enfatiza que aqueles que desejam realizar uma
operação que envolva crédito imobiliário não devem perder as atuais condições
favoráveis do mercado.
"Hoje existem
modalidades de crédito para todos os fins e são muito mais acessíveis que anos
atrás. É possível não só financiar uma nova operação como usar o atual imóvel
para conseguir empréstimos em juros baixíssimos e até pré-fixados para abrir ou
capitalizar um negócio, pagar dívidas, montar um consultório, realizar a viagem
dos sonhos ou financiar o estudo dos filhos no exterior. Isso era
impensável há poucos anos", explica Haldane Teixeira.
Geração X e Y à frente
da CrediHabitar
Quem disse que a
Geração X ou os 50+ não entendem de inovação? No universo das fintechs, marcado
pela Geração Y (jovem adulto), um empresário idealizador de plataformas de
crédito imobiliário, Haldane Teixeira (59), e quatro sócios especialistas no
ramo uniram gana, experiência e empreendedorismo. Jaime Chiganças (59),
Bernardo Gribel (56), Débora Morroni (36) e Tiago Botelho (38) se associaram
para liderar o mercado de crédito imobiliário há cerca de três anos em Belo
Horizonte (MG).
Outra mudança de
paradigma em um setor muito masculino, foi a criação de um ambiente de trabalho
diversificado para a idealização da fintech. Dessa forma, 96% dos quadros da
CrediHabitar são compostos por mulheres. Elas ocupam cargos de gestão e de
diretoria.
Em 2020, a CrediHabitar
encerraram o ano com mais de R$ 800 milhões em crédito contratado, tendo como
principal diferencial o uso de tecnologia para oferecer experiência inovadora
e, sobretudo, menos tensa e burocrática.
“Essa facilidade
encontrou clientes que precisam, na pandemia, de casas maiores, com home office
e lazer, e famílias que, sem poder viajar, resolveram acelerar o projeto antigo
de morar melhor”, analisa Jaime Chiganças, COO do grupo. Ele
possui grande vivência no crédito imobiliário, tendo comandado essa área
nos bancos Nacional, HSBC e Bradesco, além de já ter ocupado o cargo
de vice-presidente da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de
Crédito Imobiliário e Poupança).
Para viabilizar os
negócios, a empresa passou por uma mudança radical em termos
de tecnologia, implementada por Bernardo Gribel, que
assumiu como CTO. “O conceito e propósito foram claros: resolver as dores dos
nossos clientes, criando uma jornada que facilitasse todo o processo e
aprovação do crédito, levando também aos nossos correspondentes ferramentas
interativas e intuitivas que pudessem contribuir no aumento da produtividade.
Interagimos com os sistemas dos bancos, fornecendo informações em tempo real”
enfatiza.
Crescer foi o grande
desafio de Débora Morroni, CMO da CrediHabitar, responsável pelo planejamento
das ações de marketing da empresa. "Quando começamos em 2018,
tínhamos que capturar e estruturar uma nova carteira de clientes e
correspondentes num curtíssimo espaço de tempo com uma estratégia de marketing
inovadora; e conseguimos. "A experiência desse time de ícones do
mercado foi fundamental para um sucesso tão grande e num curto espaço de
tempo”, conta.
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