Como administrar conflitos?
Coach Sandro Gomes oferece insights para gerenciar divergências.
Administração de Conflitos
Empresas são pessoas, e entre pessoas sempre haverá desavenças. Mas, com práticas de administração de conflitos, você evita aqueles que ameaçam a sua gestão, e pode até transformá-los em oportunidades.
Uma administração de conflitos justa implica ouvir com atenção todos os lados envolvidos em uma questão. Antes de tomar qualquer decisão a respeito de uma contenda, chame os funcionários que a causaram para uma conversa, primeiro separada, e depois, se possível, em conjunto. Esse tipo de ação costuma estimular um comportamento mais sensato e colaborativo por parte da sua equipe.
A grande parte dos conflitos surge por causa de interpretações diferentes sobre uma mesma questão. São propostas de solução que entram em conflito. Então, tente fazer com que as pessoas demonstrem essas interpretações de maneira serena, de preferência com base em dados mensuráveis. Tente incentivar a troca de ideias, o diálogo.
Para administrar conflitos, você precisa estar sempre próximo da sua equipe. Seja ouvindo opiniões, recebendo sugestões ou decidindo em conjunto, a colaboração é o melhor caminho para que você consiga solucionar os impasses.
Sandro Gomes é Coach de Relacionamento e Desenvolvimento pessoal, Terapeuta de Casais e Família, palestrante e fundador da empresa Ser Melhor com Coaching. Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela ULBRA-RS em 2007, se tornou Especialista em Terapia de Casais e Família pela CAIFCOM-RS em 2011 e formou-se em Coaching pela Sociedade Latina Americana de Coach em 2015.
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