O que é preciso para ser um profissional de RH?
O que é necessário para ser um profissional de RH?
Nome muito familiar para aqueles que procuram emprego, o profissional de RH está presente no imaginário popular como um carrasco que amassa e destrói pilhas de currículos. Apesar dos holofotes, poucos entendem sua real contribuição.
A verdade contida na caricatura vilanesca do profissional de Recursos Humanos é o seu papel fundamental no processo de admissão de novos funcionários para uma empresa. A função está ligada à gestão de pessoas, conceito nascido na Administração do século XX.
Seu surgimento foi causado por uma demanda por melhores condições de trabalho em ambientes industriais, além de diretrizes claras para segurança e condições mínimas de comodidade para os profissionais que dirigiam as máquinas do período.
A implementação de direitos trabalhistas, regras sanitárias e de segurança em diversos países trouxe preocupações com a produtividade para a indústria, carente de soluções que contemplassem o bem-estar do funcionário e os resultados do empregador.
A adesão às novas normas representou um aumento de custos para as empresas, que no processo de adaptação, compraram equipamentos, ajustaram maquinário e espaços além do acréscimo de novas tarifas de tributos.
Todo o setor industrial instalou procedimentos que reduzissem a quantidade de acidentes, tendo em vista o aumento da rigidez judiciária nestas questões. Sistema de combate a incêndio e outras técnicas de segurança exigiam manutenção extra.
Neste cenário, inicia-se o estudo das métricas de avaliação e teste de soluções que se acumulariam numa matéria, a gestão de pessoas. A contratação se tornou mais sofisticada, visando cobrir os novos custos ao potencializar o aproveitamento do time.
Não demorou até que surgisse o departamento de Recursos Humanos, formado por equipes responsáveis pela admissão, demissão, montagem de processos seletivos, planos de carreira, treinamentos e monitoramento através de relatórios e uso de técnicas da área.
O profissional da área é qualificado por uma série de formações preparatórias para que ele entenda o funcionamento de equipes de trabalho com profundidade, para diagnosticar problemas e resolvê-los com eficiência e eficácia.
Formando o profissional de RH
A atuação do profissional de Recursos Humanos passa pelas áreas da Administração e Psicologia, sendo ambas as graduações a nível superior habilitadas para formar especialistas no segmento.
A gestão de pessoas é a aplicação do entendimento sobre o comportamento humano às técnicas construídas pela Administração para aumentar a produtividade, organizar equipes, compartimentar departamentos e reduzir o desperdício de insumos.
Segmentos da indústria que produzem produtos em processos arriscados e insalubres, como a produção de chapas de policarbonato, conseguem se beneficiar grandemente de um departamento de RH para delegar a execução de medidas de segurança.
O profissional deste departamento mantém contato direto com o time selecionado, utilizando softwares, aplicativos e outros instrumentos que facilitem a comunicação, marcação de reuniões e a disponibilização de material para treinamento.
Por isso é vital o entendimento em ferramentas digitais, incluindo a coleta, tratamento, interpretação e armazenamento de grandes volumes de dados, sem os quais é inviável mensurar o grau de comodidade e seu impacto na produtividade do colaborador.
Seus pontos de atuação envolvem o estudo da motivação, liderança e comunicação, que combinados, garantem um bom ambiente organizacional, o rendimento máximo dos colaboradores e a transformação de empresas comuns em locais de inovação.
Administração de empresas
A graduação em Administração de Empresas oferece uma formação mais generalista para o profissional de RH, construindo um especialista com visão global sobre a gestão de um empreendimento rumo a resultados.
O curso de nível superior apresenta quatro anos de duração, com ciclos voltados ao estudo de disciplinas comuns às Humanidades tais como ética, ciências sociais e cultura. Nesta fase as bases para a gestão de pessoas são construídas.
Ao se tratar de um curso completo, seus graduados estão aptos a exercer a função administrativa em várias frentes e setores econômicos, como no departamento de RH de uma empresa administradora predial.
Por fim, matérias técnicas como matemática, estatística e outras ferramentas de base para análise de dados são abordadas, junto às fórmulas utilizadas no planejamento estratégico e na compreensão de todas as fases de uma cadeia de produção.
Gestão de Recursos Humanos
A graduação tecnológica em Recursos Humanos, com metade do tempo de duração, compõe o corpo de profissionais altamente especializados na área, qualificados para assumirem cargos de atividade muito específica dentro destes departamentos.
O segmento que indica a equipe de RH se encarrega do aspecto jurídico que diz respeito aos encargos trabalhistas e contratos de prestação de serviços, contando, em empresas de grande porte, com formados na área do Direito.
Cabe a este profissional supervisionar tudo o que diz respeito a medidas de segurança e comodidade para os colaboradores, realizando inspeções periódicas para detectar falhas e propor soluções, como a instalação de tela de arame galvanizado nas dependências.
O tecnólogo em RH atua em apoio ao setor jurídico no que diz respeito às obrigações legais para com os colaboradores contratados, garantindo que todos os processos de pagamentos, tributação e desligamentos sejam executados corretamente.
Graduação também em Psicologia
O profissional de recursos humanos que dispõe de uma graduação em Psicologia encontra suas forças no trabalho de manutenção de um clima organizacional de qualidade, analisando o comportamento dos colaboradores de modo preciso.
Este especialista pode construir, atualizar e verificar o histórico de cada colaborador sob sua supervisão, em busca de padrões que indiquem queda, crescimento ou posição estática de desempenho com base em informações coletadas em formulários, entrevistas e sensores.
Alguns detalhes que podem causar um impacto positivo no bem-estar dos funcionários em ambiente de trabalho devem ser abordados por este profissional, como a instalação de uma cozinha e ferramentas de prevenção anti-roubo para bolsa térmica marmita individual.
Com a especialidade, são desenvolvidas análises de grandes grupos, a partir do cálculo de médias, e avaliações individuais ao construir modos de medição verificáveis. O psicólogo que exerce a profissão de RH tem seu enfoque nas pessoas, acompanhando-as de perto.
Gestão de Pessoas
Os pilares que formam o cuidado do departamento de Recursos Humanos para com os funcionários encontram suas origens na administração, que indica os fatores que impactam a produtividade de um time capacitado, motivado e proativo:
- Forte engajamento ao ciclo motivacional;
- Percepção das capacidades diante dos desafios;
- Afinidade ao tipo de liderança organizacional;
- Eficiência na comunicação.
Para superar os desafios que a área se propõe, é importante que o profissional de RH seja organizado, cuidadoso, visionário, empático e capaz de compreender a importância do trabalho em equipe e valorizar a versatilidade em ambientes de trabalho.
Ciclo motivacional
Objeto de frequente estudo, as motivações que dirigem o comportamento humano à ação são um mistério a ser desvendado por diversas áreas do conhecimento, seus achados e teorias de importância prioritária para o planejamento estratégico em Recursos Humanos.
Um instalador de uma rede de proteção para varanda e o colaborador de uma empresa de grande porte compartilham algumas similaridades em um processo que é denominado ciclo motivacional, divididos entre fatores fisiológicos e existenciais.
Este ciclo, composto pelas fases de “necessidade”, “impulso” e “meta”, são estudados para entender como engajar o executor de um trabalho em sua função, tornando-o motivado a cumprir o objetivo traçado como parte de sua jornada pessoal.
Capacidades e desafios
O ato de encarar um desafio está cercado de expectativas positivas e negativas, estando entre a segunda categoria a frustração. O colaborador pode perder a motivação diante de um objetivo que ele considere estar além de suas forças.
Para evitar essa quebra de ciclo, o profissional de RH, que colhe informações, mede as capacidades de cada funcionário e suas capacidades em termos de horário, condições físicas e emocionais, bem como pode antecipar e ajustar cargas que sejam compatíveis com a pessoa.
A negligência ao ciclo motivacional do time de colaboradores contribui para a formação de tendências conflitantes de comportamento, que atraem e repelem o indivíduo ao seu ambiente organizacional, desviando recursos intangíveis, como tempo e esforço.
Lideranças
Os métodos de liderança aplicados aos grupos visam aprimorar a organização de acordo com as necessidades apresentadas em cada cenário. Essas necessidades podem ser externas, moldadas pela meta traçada ou internas, moldadas pelo perfil da equipe.
Equipes autônomas que trabalham com fechamento de varanda com vidro pedem lideranças mais flexíveis, estabelecendo diretrizes gerais, mas permitindo um nível moderado de liberdade para os membros do grupo.
Outras funções que exigem uma abordagem mais detalhista podem requerer modalidades mais rígidas de liderança, onde toda a execução de um processo é previamente definida e comunicada ao funcionário.
Comunicação eficiente
Como um departamento responsável pela admissão, treinamento e esclarecimento de dúvidas do corpo de funcionários de uma empresa, é fator vital para os Recursos Humanos o estabelecimento de formas de comunicação que funcionem.
O material produzido para informar o colaborador sobre as características que formam a persona da instituição, os objetivos, as contribuições para a sociedade e os produtos fabricados, como um hansgrohe ducha, deve ser feito para fácil assimilação.
Falhas como ruídos, dados e ordens incongruentes e falta de unidade nas equipes devem ser corrigidas pelo profissional de RH.
Conclusão
Pois bem, conforme ficou claro neste conteúdo, o especialista de RH é motivado pelo apreço aos dados, à precisão das informações e ao cuidado humano, ou seja, tendo todos esses pontos em mente, ele é um ganho para o bem-estar empresarial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Nenhum comentário