Últimas

O que é RH estratégico?

Qual é a diferença do RH estratégico para o tradicional?

Freepik

Toda empresa sabe que o setor dos Recursos Humanos é vital para que ela consiga se desenvolver e expandir. Contudo, ter um RH estratégico permite que haja um maior foco, bem como um trabalho mais direcionado.

Primeiramente, é necessário entender alguns pontos relacionados à forma da área tradicional. O Recursos Humanos é responsável por cuidar dos funcionários de uma companhia, consequentemente, trabalhando com todos os setores e etapas do processo. 

Importância dos Recursos Humanos

Por estar relacionado diretamente com a produtividade da empresa, o setor exerce funções essenciais para que os funcionários realizem seus melhores trabalhos. Como serão destacados os pontos de ação mais importantes do RH:

  • Realizar processos de contratação e demissão da equipe;
  • Criar planos para o futuro dos funcionários;
  • Identificar os problemas para desmotivação;
  • Criar soluções para aumentar a produtividade;
  • Realizar avaliações dos colaboradores;
  • Realizar treinamentos;
  • Garantir o cumprimento das leis;
  • Garantir a permanência dos talentos.

Então, ter esse setor organizado pode causar uma melhora expressiva no rendimento da equipe e na produtividade da empresa em geral.

Entenda mais sobre o RH estratégico

Basicamente, adotar o RH estratégico faz com que a empresa tenha um foco em seus funcionários e em garantir que seu desempenho seja máximo, conquistando os melhores resultados por parte dos colaboradores.

Por exemplo, uma empresa que vende maquinas para frigorífico e tem esse tipo de RH, ela consegue compreender a satisfação de seus colaboradores e influenciar nos melhores resultados. 

Entretanto, para funcionar, essa área deve levar em consideração os objetivos que cada setor deve alcançar e os objetivos que a companhia em geral deseja. 

Dessa forma ele se distingue do RH tradicional, no qual não há o foco em melhorar esse desempenho e garantir o cumprimento das metas. 

Ou seja, o seu objetivo é compreender em que ponto a empresa deseja chegar e garantir que os seus trabalhadores realizarão suas tarefas corretamente, para que ela consiga atingir tal aspiração.

Qual a importância de um RH estratégico?

Estabelecer na empresa esse modelo de atuação pode gerar diversos benefícios para uma organização. Portanto, para essa compreensão, serão citados abaixo as vantagens e características desse modelo. Confira: 

Diminuição do turnover

O turnover, também conhecido como rotatividade, refere-se a quantidade de funcionários que entram e saem da equipe de uma empresa durante determinado período. Isso é, se a taxa é alta significa que a empresa perde muitos colaboradores, gerando prejuízos.

Além disso, ter uma alta rotatividade da equipe não permite que os funcionários criem um ritmo de trabalho em conjunto, diminuindo a produtividade de forma geral. Consequentemente, podendo causar uma imagem ruim para a empresa.

Por exemplo, se uma empresa que vende fita de espuma para vedação tem sua área de contabilidade sempre trocando de funcionários, a equipe não consegue criar uma sintonia para trabalhar, prejudicando o rendimento, porém, esse modelo de RH pode resolver. 

Com a implementação de modelo de RH estratégico, a empresa consegue identificar os problemas que não satisfazem os seus funcionários e implementar ações para impedir a saída deles. 

Equipes integradas e mais produtivas

Assim como um elevador de acessibilidade consegue integrar o deficiente a certos locais, utilizar esse modelo permite que a equipe como um todo seja integrada. 

Isso porque, quando esse setor cria um planejamento de futuro para cada integrante, ele permite que eles tenham uma perspectiva de evolução e conhecimento de como cada ação pode ajudar a empresa a evoluir e alcançar seus objetivos.

Dessa forma, ele permite que os colaboradores tenham mais vontade de ajudar e fazer seu trabalho, melhorando a produtividade de todos. 

Além disso, como são realizadas avaliações, informando quais pontos cada funcionário deve melhorar, a equipe passa a ter um trabalho mais direcionado e proveitoso. 

Outro ponto importante é que uma equipe com um trabalho eficiente, diminui a quantidade de colaboradores que deixam a empresa, mantendo-a sempre integrada e com um grupo que já se conhece e consegue realizar as atividades em harmonia. 

Aumento do retorno

Como o trabalho é organizado e conhecido por todos os funcionários, é possível realizar uma ação mais focada, aumentando as chances de atingir o público e trazer os resultados quistos. Assim, o retorno, seja em questão de vendas, de alcance ou de expansão, cresce.  

Porém, é preciso ressaltar que para que essas ações sejam efetivas e tragam os resultados que uma empresa espera, precisa-se realizar uma avaliação periódica, tanto da ação de cada colaborador, como do que a empresa realizou.

Visão completa da companhia

Com esse modelo, o RH deve ter uma visão completa de todos os setores e funcionários da empresa, principalmente para conseguir instituir um modelo que integre todos e permita que eles se comuniquem efetivamente.

Por exemplo, uma empresa que vende vigota treliçada, com o RH estratégico, tem acesso a toda a produção, instalação e fornecimento do produto, conhecendo todas as equipes e tendo acesso a todos os passos que a empresa realiza. 

Pesquisa de clima organizacional

Essa característica deve estar muito presente no RH estratégico, uma vez que ele precisa compreender a visão dos funcionários em relação ao funcionamento da empresa. Portanto, realizar um mapeamento das opiniões, permite criar um plano para melhorar o ambiente.

Como inserir esse modelo?

Para realizar a inserção desse modelo de Recursos Humanos, é preciso levar em consideração certos pontos que garantirão um trabalho eficaz. Sendo assim, os principais são os seguintes:

  1. Analisar a empresa;
  2. Definir o objetivo;
  3. Analisar os funcionários;
  4. Estar atento a mudanças;
  5. Acompanhar os resultados;
  6. Prestar atenção ao ambiente.

Portanto, para haver uma melhor compreensão de como realizar esse processo, cada item será analisado separadamente e com mais detalhes.

  1. Analisar a empresa

Antes de implementar qualquer estratégia, é imprescindível analisar todos os pontos da companhia, entender o que está com problemas e precisa de atenção para melhorar, e separar dos pontos que já trazem resultados.

Por exemplo, se uma empresa que vende isolamento acústico estúdio percebe que seu setor de marketing não está produzindo tanto, ela consegue criar estratégias para melhorar e identificar o problema dos funcionários. 

É o momento de realizar os planejamentos, identificar o que deve mudar e começar a pensar em como cada setor irá agir para realizá-los. 

  1. Definir o objetivo

Para que o trabalho seja focado e traga resultados reais para a firma, é vital, antes de iniciar os processos de mudanças, definir o ponto que se deseja chegar como uma empresa. Só assim, haverá a possibilidade de implantar estratégias para alcançar essas metas.

Para facilitar o processo, esse objetivo deve ser claro e realista, permitindo que a equipe consiga se sentir empolgada para atingi-los e consiga definir quando eles serão feitos de fato.

Precisa-se realizar uma ligação entre os funcionários e seus trabalhos, mais especificamente, com a meta a ser alcançada em geral. Então, é importante não iniciar com objetivos altos, caso contrário, eles não irão se relacionar.

  1. Analisar os funcionários

Entender quais colaboradores não são efetivos ou estão motivados permite que a empresa os mantenha e ajude-os a se recuperar e ter uma perspectiva de trabalho, voltando a produzir.

Ademais, ele consegue definir quais trabalhadores podem ser direcionados para um treinamento, seja um curso de brigada de incêndio, para mudar de função, ou um curso de marketing, para melhorar naquilo que exerce.

Caso isso não seja possível, esse modelo consegue entender quais funcionários não somam mais para a equipe, permitindo que eles sejam desligados. Além disso, ele consegue criar modelos de contratação para encontrar talentos.

Logo, é imprescindível realizar uma análise completa da equipe, para entender como ela está integrada e para realizar ações que proporcionarão um trabalho eficaz, além de atrair talentos e manter trabalhando aqueles que já conhece. 

  1. Estar atento a mudanças

Algumas vezes a estratégia estabelecida não funcionará de cara. Por isso, é preciso estar atento às mudanças que ocorrerão e em como mudar o plano para que elas consigam auxiliar a empresa de fato.

Portanto, realizar reuniões em grupo para entender como cada setor precisa de ajuda e como direcioná-las facilita o trabalho dos Recursos Humanos. 

  1. Acompanhar os resultados

Acompanhar os resultados mais “materiais” de uma empresa permite que ela entenda qual ponto não está trazendo os resultados desejados, permitindo uma mudança rápida e que não demorará para ser instalada, diminuindo os prejuízos. 

Por exemplo, se uma empresa de portaria percebe que as compras de seu serviço diminuíram graças à desmotivação da equipe, ela consegue identificar o problema rapidamente para melhorar com estratégias específicas.

  1. Prestar atenção ao ambiente

É vital para que uma empresa tenha bons resultados e que os seus funcionários estejam motivados a trabalhar e realizar suas atividades da melhor maneira possível. Para isso acontecer, o RH estratégico deve prestar atenção ao ambiente de trabalho.

Esse local é, basicamente, o que define se o trabalhador terá o desejo de produzir ou se preferirá ir embora logo. Então, é vital manter o ambiente motivado para que ele consiga render. 

Para isso, apresentações de projetos podem ajudar, assim como palestras, incluir entretenimento ao trabalho, delegar tarefas em que eles tenham que trabalhar de forma diferente também pode ajudar. O importante é ser criativo e eficiente. 

Por exemplo, se uma empresa de reformas deseja melhorar a moral de sua equipe, ela pode realizar uma competição de apresentações entre equipes sobre determinado tema, como “piso vinílico clicado preço”, estimulando seus funcionários e produzindo. 

Conclusão

Instalar na sua empresa um modelo de RH estratégico pode ser muito importante para incrementar um trabalho mais focado e integrado, rendendo mais e melhorando os resultados de maneira geral. 

Porém, para que ele seja incrementado corretamente e traga todos os benefícios possíveis para uma firma, é preciso levar em conta suas estratégias e características. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário