Negócios contam com Black Friday e fim de ano para aumentar o faturamento no pós-pandemia;
Presença online e antecipação, além de
logística bem-organizada são peças-chave, afirmam as sócias da Jahe Marketing;
comércio precisa estar preparado também no offline
Data importada do calendário
norte-americano, a Black Friday acontece este ano em 26 de novembro e já
virou evento consolidado no comércio brasileiro. O evento tornou-se também a
porta de entrada das grandes vendas do final do ano, com as férias e o Natal
logo à frente.
Mesmo em um período de
dificuldades para a economia, a expectativa é que a temporada seja de bons
rendimentos para o comércio. Por exemplo, uma pesquisa recente da Conversion –
uma agência especializada em SEO – ouviu a opinião de 400 brasileiros. De
acordo com o levantamento, 88% dos entrevistados pretendem fazer compras durante
a Black Friday – 63% deles devem fazê-lo online.
Já em relação ao Natal,
calcula-se que as vendas movimentem mais de R$34 bilhões no varejo, crescimento
de 4,3% em relação a 2020, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo (CNC). E como toda essa intenção se transforma em
movimento para o comércio?
“Pesquisas online, troca de
informação entre usuários e os reviews de quem tem autoridade no assunto
continuarão sendo importantes na decisão de compra", diz Thaís Faccin, uma
das sócias da Jahe Marketing, assessoria de marketing especializada em soluções
360°. "Por isso, presença online e preparo para vender mais e melhor no
final do ano são itens imprescindíveis para atender bem os consumidores, e
fidelizar clientes satisfeitos.”
Mas por onde começar?
A seguir, a Jahe Marketing
dá algumas dicas para que as campanhas de marketing sejam imbatíveis
1. Adiante-se
Acompanhe o movimento dos
consumidores, que estão comprando mais cedo. De acordo com o mais recente
relatório do Google Guia do Varejo 2021, as compras de fim de ano costumavam
ser feitas mais próximas das datas festivas. Agora, mais consumidores compram
ao longo de um número maior de meses.
Esse novo hábito pode gerar
dados úteis para suas campanhas ao longo de novembro e dezembro, como essa
informação aqui: comparações de preço começam mais cedo. Nos EUA, 31% dos
consumidores começam as compras de Natal já em junho, e 59% compram antes para
evitar a falta de estoque.
2. Estoque esperto
Você sabe que o gerenciamento
de estoque é vital para a saúde do seu negócio. E, embora o final do ano possa
acabar virando um pesadelo se ele não for feito de maneira adequada, o período
também pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a receita – movimentando
itens que estavam parados por meio de promoções atraentes.
"Aproveitar eventos
como a Black Friday e o Natal para oferecer brindes e pacotes promocionais do
estilo 'leve junto e pague menos', ou ainda o desconto progressivo, é uma boa
maneira de dar vazão a esse estoque. Só não vale dobrar o preço alguns dias
antes e baixar para 'a metade do dobro' no dia da promoção. Os consumidores
estão de olho, e essa é uma péssima estratégia para a sua reputação", diz
Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing.
3. Logística bem-pensada
Outro motivo para se
preparar mais cedo é evitar o improviso, que pode gerar atrasos, consumidores
insatisfeitos e sobrecarga na equipe de atendimento, dizem as sócias da
assessoria. Calcule a margem de desconto que é possível oferecer sem colocar suas
contas no vermelho, cheque as opções de frete possíveis (e reais) e monte um
plano para oferecer uma logística bem-organizada.
"Ela servirá de
marketing para a sua empresa quando os clientes satisfeitos começarem a
divulgar suas experiências por aí – e, como sabemos, o boca a boca é uma
propaganda poderosa!", afirma Faccin.
4. Entre na cabeça do
cliente
"Entender o que cada um
procura na hora de fechar negócio ajuda a saber como oferecer seu produto ou
serviço", diz Inatomi. Ela menciona um dado de 2018 que continua
relevante: uma pesquisa da consultoria Provokers, parte do relatório do Google
sobre a Black Friday, apontou que 30% das pessoas procuram adquirir nesta data
coisas que já desejam há muito tempo.
"Essa porcentagem é
significativa e indica que parte da sua estratégia deve considerar aqueles que
já visitaram seus canais de venda online", complementa.
Para isso, é importante
fazer uso dos dados gerados por esses acessos. Quais foram os produtos mais
visualizados? Quem são esses consumidores? Essas informações podem determinar
que produtos terão descontos, quais serão destacados em seus anúncios (sejam
eles nas redes sociais ou em espaços tradicionais) e até servir para uma ação
de remarketing.
5. Evite o atrito
Já desistiu de um produto
porque o processo até ele era complicado demais? As sócias da Jahe Marketing
lembram que muitas jornadas de compra não chegam ao final por simples
desistência do consumidor. "Um cadastro complicado, um site confuso e
demorado, ou promoções que, na hora H, não eram lá essas coisas – 80% de
desconto no produto, frete mais caro que o item que você desejava, por exemplo)
– são alguns dos fatores que explicam isso", diz Faccin.
Assim, evitar o atrito é
facilitar a navegação do seu cliente, fazendo com que ele não perca tempo
decifrando sua vitrine online. E não é preciso viver de tentativa e erro. O
Google oferece gratuitamente ferramentas como o Grow My Store (disponível em inglês) para uma avaliação rápida, gratuita e
completa do seu site.
6. Sua marca se importa?
Cada vez mais, os negócios
serão cobrados por ações e posicionamentos que provem que, além do lucro, estão
comprometidos com um mundo mais justo e sustentável. "Promoções são
essenciais para ganhar os clientes, mas entre dois produtos muito parecidos,
muitos consumidores já pensam em qual marca e negócio é mais humana", diz
Satye Inatomi.
Nessa hora, ser transparente
e mostrar sua conexão com a comunidade local pode fazer muita diferença.
Parceria com artesãos, pequenos produtores e o cuidado com suas embalagens são
algumas opções para se destacar. Faça dessas mudanças uma política permanente.
Para finalizar, é importante
pensar no foco da sua estratégia. "Nossa experiência diz que conhecer bem
seu negócio e seu cliente ideal causa um impacto grande no resultado. Dessa
forma, é possível criar táticas diferentes para cada data no final do
ano", afirma Thaís Faccin.
"Além da Black
Friday e do Natal, há também a Cyber Monday e diversas ações que
podem ter como foco a chegada do 13º, das férias ou a volta às aulas. Valer-se
de uma ação com foco em mídia programática, por exemplo, pode
impulsionar vendas e visibilidade”, finaliza Inatomi.
Sobre a Jahe Marketing
A Jahe Marketing é uma
assessoria altamente especializada que oferece soluções 360° de #marketing em um único lugar, conduzida
por profissionais com mais de 20 anos de experiência. Se a empresa precisa de
uma estratégia bem definida, braço operacional para executar todas as
atividades da área e investir no que realmente dá resultado, a Jahe Marketing
está preparada para ser o “seu marketing”.
A Jahe Marketing trabalha
com o conceito de one stop shop. Isso quer dizer que tem todas as
soluções que as companhias precisam em um lugar só – do planejamento
estratégico à gestão e execução de serviços. A ideia é terceirizar um
departamento fundamental com profissionais especializados. Assim, o empresário
pode cuidar do que faz de melhor e focar seus recursos financeiros no que mais
importa para sua atividade, sem descuidar da sua marca.
Com a vantagem de que ele escolhe só aquilo de que realmente precisa. Tudo isso de forma transparente, didática e descomplicada.
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