6 Dicas Práticas Para Conseguir Fidelizar Clientes
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Quer saber como fidelizar clientes, ter uma receita mais previsível, além de diversos outros benefícios? Clique já e confira as dicas deste artigo!
Fidelizar clientes é algo extremamente importante para empresas, pois:
Gera negócios contínuos;
Melhora a competitividade da organização;
Gera oportunidades de vendas cruzadas (cross selling);
Ajuda a diminuir o CAC – custo de aquisição de clientes;
Melhora o Buzz marketing (marketing boca a boca);
E muito mais!
Sendo assim, para te ajudar a fidelizar clientes e aproveitar essas e outras vantagens, nós separamos no artigo de hoje seis dicas práticas que você precisa considerar. Veja!
Como fidelizar clientes: 6 dicas práticas
1. Atendimento de qualidade
Quando falamos em fidelizar clientes, o atendimento é um ponto crucial.
Isso porque, a forma como você e seus colaboradores tratam os consumidores, diz muito sobre a empresa.
Se a sua organização simplesmente não fornece um bom atendimento, dificilmente ela conseguirá fidelizar clientes.
Sendo assim, a primeira dica que você precisa levar em consideração para fidelizar clientes, diz respeito ao atendimento.
Ser bem atendido é bom e todo mundo gosta, não é verdade?
Portanto, desde o início, desde o primeiro contato, tanto você quanto a sua equipe precisam prezar por um atendimento de qualidade, que seja gentil, ágil, empático, transparente, educado, humanizado e personalizado.
Isso é o básico para oferecer um bom atendimento.
Atenda os clientes como eles gostariam de ser atendidos.
2. Relacionamento próximo e humanizado
Para preservar a sua clientela, é de suma importância que você mantenha um relacionamento constante, próximo e humanizado com ela.
Afinal, você está lidando com pessoas e não robôs.
Sendo assim, é essencial que por meio das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.), do pós-venda e de um canal de suporte, por exemplo, a sua empresa mantenha um relacionamento com os clientes.
Mostre que em qualquer momento o cliente pode contar com a sua empresa. E cative-o oferecendo um serviço de excelência.
O importante ao adotar ações e estratégias de fidelização, é demonstrar porque a sua empresa é diferente das outras. E isso, dentre diversos aspectos, pode ser mostrado pela forma como ela se relaciona com os consumidores.
Infelizmente, muitas empresas não dão o devido valor aos clientes e, por isso, acabam perdendo-os para a concorrência.
3. Surpresas
Diversas empresas, normalmente, apenas se preocupam em vender um determinado produto ou um determinado serviço.
Agora, se elas pensassem em ações e estratégias para surpreender clientes, as chances de fidelizá-los seriam muito maiores.
Isso porque, são coisas pequenas e inesperadas que ajudam a manter clientes.
Por exemplo, imagine que ao comprar um produto X, a empresa te envie uma cartinha especial escrita a mão? Ou ainda, te mande um mimo, um brinde? Seria legal, não é mesmo?
Pois então, essas ações e esses gestos, mesmo que pequenos, fazem a diferença.
Portanto, ao fazer vendas, dê um algo a mais, procure exceder as expectativas dos seus clientes.
Você pode, por exemplo, investir em alguns brindes como doces, chocolates, chaveiros, canetas, abridores ou copos personalizados.
Tudo vai depender do seu público e do orçamento que você tem disponível.
4. Programa de fidelidade
Para manter clientes com você por mais tempo, outra dica essencial é elaborar algum programa de fidelidade.
Assim, você pode oferecer, por exemplo, algumas vantagens, recompensas e/ou descontos para os consumidores, de modo que eles não queiram se "desligar" da marca tão cedo.
Clientes fiéis merecem mais, não é verdade?
Então, pense bem sobre o que a sua empresa pode oferecer a eles, para que permaneçam engajados e conectados com ela.
5. Dados
Nem todo cliente que comprar da sua empresa, tem potencial para ser um cliente fiel.
E basear decisões importantes em “achismos”, com certeza não é o mais adequado a se fazer.
Portanto, para saber quais consumidores merecem mais dedicação e esforço, e quais você pode descartar em relação à fidelização, utilize softwares e ferramentas para ter dados e métricas que vão ajudar nas suas tomadas de decisão.
Ter números e indicadores à disposição, e fazer um monitoramento adequado, são ações de suma importância para fidelizar clientes.
Além disso, quanto mais você souber sobre cada cliente, mais fácil será conseguir despertar a sua atenção e o seu interesse, e colocar em prática ações e estratégias de fidelização.
6. Feedbacks
Por fim, mas não menos importante, é fundamental que você peça feedbacks se quiser fidelizar clientes.
Isso porque, a sua empresa precisa ouvir seus clientes. Além disso, ela precisa valorizá-los e demonstrar que a opinião deles é importante.
Você precisa saber como os consumidores se sentem em relação aos seus produtos/serviços, em relação ao atendimento, entre outros aspectos.
Portanto, estimule o feedback e ouça o que os clientes têm a dizer. Preste atenção no que eles reclamam e no que eles têm para falar sobre sua empresa.
Dessa forma, você irá gerar valor e ainda poderá se atentar no que pode ser melhorado, para que a sua empresa consiga oferecer a melhor experiência de compra possível.
A chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente!
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