Transformação Digital: é possível abandonar o papel
Oscar Rodríguez
Tudo que aconteceu no mundo
nos dois últimos anos fez algo que era muito comentado – a transformação
digital – se transformar numa necessidade premente. Mas o quanto realmente as
organizações estão preparadas e dispostas a encarar essa mudança?
De um lado, é certo
apontar que na maior parte das empresas os colaboradores já fazem uso de
dispositivos móveis (seus ou disponibilizados pela companhia) em seu dia a dia
de trabalho, resultando num declínio do uso constante de papel. Mas a realidade
é que ambientes de trabalho realmente paperless
ainda são um sonho distante para a maioria. E não há transformação digital
sustentável onde a fisicalidade ainda impera.
É interessante pensar
nisso porque não se trata de não termos tecnologia para abolir o uso de papel.
O fato concreto é que não queremos nos livrar do papel. Dados de uma pesquisa
realizada pela empresa Quocirca, que entrevistou executivos de 200 organizações
nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, mostram que 27% dos
processos empresariais são baseados em papel. As principais razões citadas para
isso foram: assinaturas físicas (55%), exigência dos clientes/fornecedores
(48%) e, mais notavelmente, que os funcionários preferem papel (41%).
Ou seja, é nítido que
há uma resistência real à mudança, que vem do hábito das pessoas em lidar com
documentos físicos. E mesmo com dados mostrando que cópias em papel são
inibidores de eficiência e crescimento, grande parte dos colaboradores das
empresas continuam usando papel – simplesmente porque é assim que sempre
fizeram.
O valor dos dados
As empresas estão
abarrotadas de dados. Todos os dias, elas se deparam com enormes quantidades de
informações que entram e saem de suas organizações de diversas fontes.
Controlar de maneira efetiva esses fluxos tornou-se um verdadeiro diferencial
competitivo. É preciso, portanto, de uma estratégia de gestão de informações.
E nesse contexto, a
digitalização faz ainda mais sentido, porque os documentos impressos têm suas
limitações: precisam ser transferidos fisicamente, exigem espaço para armazenamento,
desaceleram a transformação de negócios e podem ser perdidos. Além disso,
exceto quando documentos impressos são digitalizados, diferentemente de
arquivos de cópia digital, os dados neles contidos não podem ser usados em
fluxos de trabalho digitais ou acessados a partir de um sistema de
armazenamento comum.
Isso é reconhecido por
mais de dois terços (69%) dos líderes de automação de processos de negócios
entrevistados pela Quocirca, os quais disseram que a digitalização de
documentos é muito importante para sua estratégia de gestão de informações.
Mas, ainda que saibam
da necessidade, o mesmo estudo indica que menos da metade das organizações
participantes (44%) implementaram políticas para gerenciar informações digitais
e impressas.
As dificuldades
62% das empresas
entrevistadas pela Quocirca afirmaram que a complexidade é a principal barreira
para implementar as tecnologias de captura de documentos. A integração de
sistemas, com scanners e softwares, à primeira vista, pode parecer realmente
muito difícil.
Entretanto, o mercado
já conta com soluções que aprimoram os processos, resultando em um fluxo
contínuo e simplificado de informações e trabalho e também em dados mais
confiáveis. É o caso, por exemplo do Kodak Alaris IN2 Ecosystem, uma opção que
oferece o ajuste certo para cada empresa. O foco está em determinar o volume de
digitalização e as necessidades de fluxo de trabalho. A partir disso, dá-se
suporte para equipes e locais distribuídos com soluções baseadas na web,
scanners móveis e aplicativos de captura. Complementarmente, o software da
Kodak Alaris funciona com os scanners, impressoras multifuncionais e
aplicativos de negócios mais populares.
À medida em que mais
organizações implementam estratégias de transformação digital, levando seus
fluxos desatualizados e baseados em papel para o fluxo digital, elas conseguem
aumentar sua produtividade, aprimorar a experiência para o cliente e, em última
análise, impulsionar o crescimento de receitas.
A transformação digital
é a chave para aumento de produtividade, ideias de negócios mais geniais,
crescimento acelerado e uma margem de concorrência sustentável.
Oscar Rodríguez é Diretor Comercial da Kodak Alaris no Brasil.
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