Seis temas de Atualidades que podem cair no Enem
Confira quais são os assuntos que você não pode deixar de saber para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, de acordo com o professor de História do Curso Poliedro, Rodolfo Neves
Para se manterem informados, segundo o professor de História do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, os candidatos devem buscam diversas fontes de conhecimento, como matérias televisivas, sites, jornais e revistas. Além disso, devem estar atentos aos assuntos que envolvem questões sociais. “Nos últimas provas do Enem, independente do país abordado, o enfoque está sempre ligado a questões como direitos humanos, empoderamento, preconceito racial e de gênero”, indica o professor. “O mais esperado é que as questões das diferentes provas dialoguem com outras áreas”, complementa.
Com o intuito de facilitar a preparação dos vestibulandos, o professor do Poliedro elaborou uma seleção de temas que podem cair nesta prova. Confira, estude e prepare-se:
1 – Zika Vírus
O candidato deve saber como ocorre o contágio, quais os sintomas e regiões do País mais afetadas pela doença transmitida por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Sua associação com o surto de microcefalia também não pode ficar de fora dos temas revistos. O mesmo mosquito que transmite o Zika vírus, transmite também os vírus da dengue e da febre Chikungunya.
2 - Meio ambiente /Tragédia em Mariana
Reconhecido como o maior acidente da história pelo volume despejado com barragens de rejeitos de mineração, a tragédia no Rio Doce, em Mariana (MG), e seu envolvimento com a Samarco, pode ser requisitado ao candidato, que deve saber a trajetória das mais de 50 mil toneladas de lama tóxica e seus efeitos fatais em plantas, animais e caminho percorrido.
3 – Empoderamento
Na avaliação de Neves, o Enem historicamente costuma abordar temas que envolvem questões sociais. Por isso, o empoderamento, que reflete qualquer ação que estende o acesso de direitos a grupos, comunidades e pessoas, pode ser tratado pela sua importância ou em assuntos elencados a questões raciais, de gênero ou grupos homoafetivos.
4 – Eleições americanas
A disputa e as diferenças entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton e a movimentação política da população americana é um tema em alta e pode ser solicitado em questões do Enem.
5 – Terrorismo
Com a onda de ataques terroristas sofrida por pessoas em diversas cidades no mundo, como os ocorridos em Paris em novembro de 2015, no qual morreram 180 pessoas e cerca de 350 ficaram feridas, o tema pode ser requerido na prova do Enem. As ações terroristas estão ligadas ao grupo Estado Islâmico (EI). De acordo com o professor do Poliedro, o estudante deve entender quais os motivos dos ataques, como funcionam as táticas de recrutamento e como são realizadas as ações deste grupo.
6 – Crise de refugiados
A crise de refugiados na Europa, iniciada em 2015, e os consequentes problemas de ordem política e humanitária causados pelo deslocamento de mais de 350 mil mulçumanos, principalmente da Síria e Líbia, aos países europeus, também deve estar presente na lista de temas a serem estudados.
Sobre o Poliedro
O Poliedro tem nos resultados dos Vestibulares de Medicina a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2016, o Poliedro foi a marca educacional que mais aprovou na USP Pinheiros, contabilizando 71 aprovados das 175 vagas disponíveis. O Poliedro também teve 72 aprovados em Medicina na Unifesp e 134 em Medicina na Santa Casa.
Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo Sisu/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto. Mais dados em http://www.poliedroaprovacoes.com.br/.
Nenhum comentário