Livro desvenda o Marketing Político brasileiro
Lançamento da Geração Editorial tem a
participação de 50 especialistas renomados
A última eleição no Brasil, em 2020,
contou com mais de 550 mil candidaturas a prefeitos e vereadores – muitos dos
quais contaram com o trabalho de consultores e estrategistas políticos,
profissionais que surgiram por volta dos anos 80 e transformaram as campanhas
eleitorais com pesquisas, jingles, programas de rádio e TV e, mais recentemente
com muita Comunicação Digital. Este ano de 2022 terá uma das mais eletrizantes
campanhas eleitorais já realizada no Brasil. E eles estarão nelas.
O que é um profissional do Marketing Político?
Como ele colabora com a democracia no país? O que ele faz? E sobretudo, como
ele faz? Todas essas questões estão no livro
“Marketing Político no Brasil” (428 páginas, capa dura, R$ 95,00),
que está sendo lançado em Brasília, nesta quarta (11), pela Geração Editorial
no São Nobre da Câmara dos Deputados.. O livro foi organizado pelo Clube
Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP), que reúne grande
parte dos principais nomes do setor no Brasil e é presidido por Bruno Hoffmann.
O livro, que tem 50 autores, é uma obra
atemporal, de referência e essencial para profissionais de Marketing Político,
mas também para candidatos, assessores, advogados eleitoralistas, jornalistas
que cobrem política, estudantes, Academia e demais interessados em boas
práticas de Comunicação para campanhas eleitorais e de governo.
O que se pretende, além de se desvendar
possíveis “segredos” da atividade? Com a palavra, Bruno Hoffmann: “Nas eleições
municipais de 2020, o TSE recebeu mais de 555 mil pedidos de candidaturas, ou
seja, se ser candidato fosse listado como atividade profissional, estaria entre
as principais ocupações do país. Mesmo assim, nossa atividade ainda está longe
de ter reconhecimento de uma profissão que impacta e move os brasileiros. Temos
um sonho que um dia nossa atividade seja compreendida pelos eleitores e pela
mídia. Que entendam o nosso papel fundamental na manutenção, aprimoramento e
fortalecimento da Democracia brasileira.”
O livro "Marketing Político no
Brasil" pode ser considerado uma espécie de “bíblia” para o setor. Ele
desvenda muito dessa profissão. A obra está dividida em oito eixos:
“Planejamento e Estratégia”, “Pesquisas Eleitorais e de Opinião Pública”,
“Processo de Criação”, “Formas de Contato com o Eleitor I e II”, “Gestão de
Crise”, “Importância de uma Comunicação Permanente” e “Ética no Marketing
Político e Combate às Fake News”.
O CAMP
(Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político -
Desde 2018, quando foi criado, desenvolveu também importantes parcerias
para conferir distinção e transparência a essa atividade, explica Bruno
Hoffmann. “Estivemos juntos a grandes instituições democráticas brasileiras.
Firmamos termo de cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
realizamos seminário em parceria com o Senado Federal; mantivemos diálogo
permanente com comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a
Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Criamos um
projeto com a escola de Formação Política RenovaBR, onde nossos associados são professores
para centenas de futuros candidatos. Compartilhamos forças e know-how com
diversas associações de consultores políticos internacionais e fomos
reconhecidos por instituições como a Universidade George Washington, através da
Graduate School of Political Management. Colocamos os profissionais da nossa
área na mesa de decisão para trabalharmos juntos pela Democracia”.
Nós temos um sonho, diz Bruno Hoffmann,
“que um dia, através do
Congresso Nacional, possamos ter leis eleitorais mais claras, democráticas e
livres para que o cidadão possa colocar seu nome à disposição de um cargo
eletivo a qualquer tempo. É cívico e as campanhas se tornam mais transparentes
e acessíveis por darem mais tempo para o candidato dialogar pessoalmente com o
eleitor.”
Mais detalhes, links de compra e
lançamentos no site do CAMP: https://campbrasil.com.br/livro-marketing-politico-no-brasil/
Lançamento do livro Marketing Político no Brasil - Dia 05 de
maio (quinta), 19h. Local ESPM Tech. Rua JOaquin Távora, 1240. Vila Mariana.
São Paulo - SP.
Organizador: Clube Associativo dos
Profissionais de Marketing Político (CAMP) Gênero: Marketing Político Formato: Capa Dura
Preço: R$ 95,00
Págs.: 428
ISBN: 978-65-5647-071-9
Formato: E-book
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-65-5647-070-2
Perguntas para o presidente do CAMP e
membro da coordenação da obra, Bruno Hoffmann:
Qual o principal
objetivo do livro Marketing Político no Brasil?
A ideia é desmistificar e trazer luz a
esta atividade profissional. Lançamos um livro com grandes nomes do Brasil para
transmitir conhecimentos para todo o público que faz a Democracia brasileira do
ponto de vista da Comunicação, do processo eleitoral. A obra chega para ser uma
grande referência para que todos que fazem campanha política estejam mais
preparados, isso torna o pleito mais democrático, justo e resulta em uma maior
participação do eleitorado.
Quais os benefícios que um candidato
pode ter ao ler o livro?
É entender melhor o processo no qual ele
irá se inserir. Quais devem ser as prioridades? Como contratar pessoas de
Comunicação? Como envolver o eleitorado? Como fazer com que as pessoas próximas
possam colaborar para a candidatura dele(a)? Este conhecimento, o torna em um
candidato melhor, e consequentemente ser um representante mais efetivo.
O Marketing Político é essencial para a
Democracia?
Fundamental. Somos essenciais para a
Democracia e a defendemos. Até mesmo porque sem democracia não teríamos
trabalho. Os profissionais de Marketing Político nunca estiveram tão
unidos. O CAMP ainda é novo. Estamos
no quarto ano. Já estamos promovendo uma
revolução do ponto de vista de construção de uma unidade, uma comunicação
institucional para o meio do Marketing Político. Acredito que quanto mais nos
organizarmos, mais produzirmos eventos, mais dialogarmos com outras
organizações sérias e produzirmos livros como este, mais as pessoas vão passar
a entender a importância da nossa atividade. Se as campanhas políticas fossem
todas em forma de um currículo dos candidatos, ninguém leria aquilo. Você
precisa de formatos que sejam atrativos, criativos para que seja uma
comunicação efetiva. Se este processo é chato demais, as pessoas não votam,
deixariam de participar, de querer saber e a democracia se enfraqueceria, por
isso somos essenciais.
Como especialista na área, poderíamos
dizer qual o principal erro de um candidato?
O principal erro é não planejar e não se
preparar. O processo eleitoral por si só é muito curto e não é suficiente para
que haja um diálogo efetivo e profundo junto à população. É fundamental ter a
técnica correta, a forma correta de se comunicar. Não adianta ser um excelente
representante e fazer uma série de ações se as pessoas não estão vendo isso.
Dessa forma, sem Comunicação efetiva, um excelente parlamentar pode facilmente
deixar de reeleger, por exemplo.
Por que o CAMP organizou este livro?
Para dar voz a grande parte dos
especialistas do País. Alguns deles são autores de livros, outros planejam
escrever suas obras, mas sabemos que escrever um livro é um processo complexo e
desgastante. Exige uma disciplina enorme, sobretudo com a qualidade que fizemos.
Neste formato que a gente desenvolveu, de artigos, a gente conseguiu uma
participação efetiva de grandes mentes do Marketing Político brasileiro e temos
uma obra de grande importância. O objetivo é justamente este, fortalecer a
imagem do CAMP e este conteúdo positivo como forma de apresentação da classe.
Tudo o que fazemos é pelo fortalecimento do processo democrático.
Como o CAMP atua no combate às fake
news?
Somos parceiros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos programas de enfrentamento à desinformação organizado pela Corte. Vale destacar que como profissionais de Marketing Político sérios, nossas campanhas são vítimas de fake news, não as produzimos, combatemos. No CAMP, possuímos um código de ética que é o nosso Norte como classe.
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