Estudo inédito revela novo normal no atendimento ao cliente
Novo relatório da Zendesk mostra ainda que 66%
dos clientes estão menos pacientes do que no passado e que para 64% das
empresas o atendimento ao cliente tem impacto direto no desempenho dos negócios
São Paulo - Setembro de 2022 - De acordo com o relatório CX Accelerator, da Zendesk,
(NYSE: ZEN), "excepcional" se tornou o padrão mínimo aceitável para
que as empresas atendam às expectativas dos clientes. No entanto, as
organizações sabem que não estão correspondendo a essas expectativas
crescentes, com os Líderes em CX - aqueles considerados à frente em experiência
do cliente - dizendo que as demandas não resolvidas aumentam 157% ano a ano.
A Zendesk entrevistou mais de 4.900
tomadores de decisão em CX em todo o mundo - incluindo mais de 1.090 na América
Latina - para compreender as características e benefícios de estar à frente em
Experiência do Cliente. Em parceria com a empresa de análise ESG, construiu uma
escala de maturidade de CX para identificar padrões e comportamentos comuns que
separam as organizações de CX de alta maturidade - chamados de Champions
(Líderes em CX) - das que estão três níveis abaixo: Starters (Iniciantes em
CX), Emerging (Emergentes em CX) e Risers (Evoluídos em CX).
Olhando apenas para os números das
empresas na América Latina, é possível afirmar que três vezes mais Líderes em
CX mostram um crescimento de clientes mais forte do que a concorrência nos
últimos seis meses, em comparação aos Iniciantes. Apesar disso, os números
globais destacam que cresce a presença de uma nova geração de organizações
focadas em experiência do cliente (CX) - com os Evoluídos se aproximando dos
Líderes, já que 79% destes negócios estão ganhando mais clientes do que
perdendo, diminuindo a distância entre esses dois níveis de maturidade.
O relatório descreve que não importa
onde uma empresa esteja na escala de maturidade em CX, as mudanças necessárias
para permanecer no topo são consistentes:
- Equilibrar a estratégia do uso
de humanos e automação;
- Integrar dados importantes de
aplicativos críticos;
- Evoluir o papel do CX.
"Em uma economia cada vez mais
difícil, as empresas têm o desafio de permanecer ágeis e manter tudo
funcionando com eficiência, de acordo com as demandas dos clientes, para que
eles voltem", afirma Jeff Titterton, Chief Operating Officer da Zendesk.
"Nossa pesquisa mais recente apontou que o sucesso depende de envolver
seus clientes em conversas que estreitam relacionamentos, além de investir em
tecnologias que permitam que todo o negócio esteja integrado e sua equipe
ofereça nada menos que um serviço excepcional".
Agentes + IA = uma combinação vencedora
Os clientes claramente desejam mais
controle sobre como engajam com as empresas, e as organizações têm uma enorme
oportunidade para investir em soluções orientadas por Inteligência Artificial
para disponibilizar resoluções rápidas. Na realidade, 90% das empresas
pesquisadas pela Zendesk relataram usar bots para direcionar os clientes ao
lugar certo, o que libera os agentes para se concentrarem em tarefas mais
complexas e de alto valor.
De acordo com o relatório:
- Mais empresas estão utilizando
a cooperação entre bots e humanos - essa estratégia saltou de 52%
para 64% ano a ano;
- 57% das empresas que usam bots
citam a produtividade do agente como o maior ganho;
- Os Líderes da América Latina
são 45% mais propensos do que os Iniciantes a usar uma combinação de
chatbots e representantes humanos;
- E esses mesmos Líderes resolvem
33% mais consultas de chat sem envolvimento humano, em comparação com os
Iniciantes.
Onde as empresas precisam se concentrar
é em como equilibrar a automação e o elemento humano na experiência do cliente.
Isso requer uma compreensão mais profunda dos comportamentos do consumidor para
colocar a automação onde ela é mais eficaz e fornecer suporte ao agente onde
pode ter o maior impacto.
Cuidado com a lacuna de dados
A enxurrada de dados está
sobrecarregando os líderes de negócios e eles ainda precisam de descobertas
significativas sobre como gerar experiências melhores e mais personalizadas
para os clientes. Metade das empresas pesquisadas usa entre seis e 15
aplicativos para ter uma visão completa da jornada do cliente, com pouco mais
de um terço (37%) dizendo que são “muito fortes” na entrega de experiências
personalizadas.
Embora muitos entendam a necessidade de
integração, quebrar os silos continua representando um desafio, mesmo para
Líderes em CX, que são mais propensos a usar 16 ou mais aplicativos e, com
isso, relatar a fragmentação de dados como um sério obstáculo para oferecer um
suporte mais transparente ao cliente. Os Emergentes também enfrentam desafios
para transformar dados em mudanças significativas, com apenas 27% fazendo isso
de forma eficaz, perdendo oportunidades de aumentar o engajamento do cliente.
Ao olharmos somente para o recorte LATAM
da pesquisa, também é possível identificar que o cenário se mantém. 83% dos
Líderes latinoamericanos afirmam utilizar mais de 16 ferramentas e aplicativos
do que os Iniciantes para ter uma visão completa do cliente.
Fornecer aos agentes as informações
certas no momento certo pode ajudar as equipes de suporte a antecipar as
necessidades dos clientes. O feedback do consumidor também pode ajudar outras
equipes a agir rapidamente para melhorar as ofertas de produtos ou serviços. Na
verdade, uma melhor colaboração entre as equipes de vendas e suporte pode
otimizar o envolvimento do cliente em todos os pontos de contato, reduzir a
rotatividade e construir relacionamentos mais fortes.
Evoluindo o papel de CX
De acordo com o relatório, repensar o
papel das equipes de suporte exige investir em treinamento e ferramentas para
que os agentes tenham o que precisam na busca de oportunidades e fechamento de
negócios. As empresas colherão os benefícios, e há dados que comprovam isso: os
Líderes em CX têm 6x mais chances de descobrir uma nova oportunidade de vendas
em mais de 25% de suas interações com os clientes; e são 62% mais propensos a
encontrar oportunidades durante as interações com o cliente em comparação com
os Iniciantes. Na América Latina, o cenário se mantém com, em média, 58% mais
Líderes LATAM do que iniciantes afirmando que encontram novas oportunidades de
vendas nas conversas com os clientes.
Contudo, à medida que as expectativas
dos consumidores aumentam, cresce também a pressão para continuar a
diferenciação de um produto ou serviço. “As maiores mudanças que as empresas
enfrentam para acompanhar as expectativas dos clientes são operacionais e
culturais”, explica Titterton. “O papel do CX não pode ser subestimado e os líderes
de negócios ainda precisam priorizar não apenas seus investimentos, mas também
garantir que suas equipes saibam aproveitá-los. Entendemos como isso pode ser
assustador, mas os dados ressaltam o quão significativa é a oportunidade quando
você acerta.”
À medida que os consumidores continuam
elevando o nível da expectativa, o caminho é garantir que as empresas tenham as
habilidades, a tecnologia e o conhecimento certos para atendê-la.
Outras descobertas LATAM:
A importância da tecnologia no
atendimento
- Os Líderes LATAM são 3,1 vezes
mais propensos do que os Iniciantes a considerar a fragmentação de dados do cliente
uma complicação 'significativa' no fornecimento de
atendimento/suporte contínuo ao cliente.
O desafio da atração e retenção de
talentos
- Os Líderes LATAM são 1,9 vezes
mais propensos do que os Iniciantes a relatar que é mais difícil recrutar e reter
agentes de atendimento em comparação a um ano atrás.
- 2x mais Líderes LATAM do que
Iniciantes citam que mais de 50% dos funcionários saíram nos últimos 12
meses.
Resultados de negócios reais
- Os Líderes LATAM têm 2,6 vezes
mais chances de resolver
mais de 80% dos tickets de atendimento no primeiro contato.
- 1,5x mais Líderes LATAM do que
Iniciantes desfrutam de uma mudança de jogo/impacto significativo no sucesso de vendas resultante da
integração de CX e dados de vendas.
- Os Líderes LATAM têm 52% mais
chances do que os Iniciantes de terem desfrutado de um aumento
significativo/moderado
nos gastos dos seus clientes.
Metodologia
No segundo trimestre de 2022, a Zendesk
pesquisou mais de 4.900 tomadores de decisão de negócios que estavam focados em
garantir e/ou aprimorar os recursos de atendimento ao cliente, suporte e
experiência. O relatório examina suas melhores práticas e identifica os
estágios de maturidade da experiência do cliente (CX) desde os Iniciantes no
estágio inicial, progredindo para Emergentes, Evoluídos e Líderes em CX com o
mais alto nível de especialização. Os tomadores de decisão de negócios
representavam organizações que abrangem todos os segmentos de mercado, de
pequenas a grandes empresas, e vários setores da indústria, como varejo,
serviços financeiros, saúde, educação e empresas de tecnologia, entre outros.
Os países pesquisados incluem: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha,
Índia, Japão, México, Holanda, Cingapura, Coréia do Sul, Reino Unido e Estados
Unidos.
Sobre a Zendesk
A Zendesk iniciou a revolução da experiência do cliente em 2007, permitindo que qualquer empresa em todo o mundo disponibilizasse atendimento ao cliente online. Hoje, a Zendesk é a líder no segmento e possibilita bilhões de conversas, conectando mais de 100.000 marcas a centenas de milhões de clientes por telefone, bate-papo, e-mail, mensagens, canais sociais, comunidades, sites de avaliação e centrais de ajuda. A empresa foi criada em Copenhague, Dinamarca, construída e desenvolvida na Califórnia, aberta na cidade de Nova York e hoje emprega mais de 6.000 pessoas em todo o mundo. Saiba mais em www.zendesk.com.
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