A transformação até a empresa ideal
*Rodolpho Cardenuto
Há menos de uma década, as empresas debatiam em torno de problemáticas que hoje parecem já defasadas: a gestão de áreas distintas de negócios com sistemas diferentes; o uso de planilhas de cálculos para dar suporte a processos não contemplados pelo software; e o lançamento de produtos e serviços por decisão da própria empresa, sem levar em consideração a vontade dos clientes.
Nestes últimos anos, surgiram novas tecnologias que mudaram esse panorama por completo: a mobilidade, a nuvem, o big data e as redes sociais são alguns exemplos. Elas modificaram de forma radical a forma de fazer negócios.
A empresa ideal é aquela que produz oportunidades para aproveitá-las. Hoje, é possível fazer isso, ainda que os orçamentos sejam exíguos. Como? Através da simplificação.
No mundo das empresas, a simplificação pode ser aplicada a três elementos: aos processos, à forma de uso do software e à experiência do usuário.
Do ponto de vista dos processos, as empresas ideais são aquelas que conseguem simplificar suas operações em tempo real: todas sobre uma única plataforma que tenha o poder de tornar realidade essa premissa. Tomemos como exemplo o que ocorre na cidade de Buenos Aires, que sofre com inundações terríveis na temporada de chuvas - que ocasionam grandes perdas materiais e, ainda pior, de vidas humanas. Hoje, com a plataforma SAP HANA, o governo da cidade pode monitorar o sistema de saneamento das zonas mais sensíveis da cidade e saber, em tempo real, quais estão bloqueadas e quais necessitam de manutenção para providenciar suporte técnico. O resultado? Ruas mais limpas, nenhuma inundação e cidadãos mais seguros e felizes.
Quanto à forma de utilização do software, não é novidade que o mundo se dirige para a computação em nuvem. Um modelo que permite às organizações investir em inovação, a fonte que fará crescer o negócio. A consultoria IDC prevê que a nuvem crescerá, este ano, nada menos do que 50% na América Latina.
Em terceiro lugar, as empresas devem oferecer aos colaboradores a oportunidade de acessar qualquer informação ou aplicação de negócio a partir de qualquer dispositivo, de maneira simples, com apenas alguns cliques. A indústria de saúde conseguiu posicionar-se rapidamente neste conceito e as razões são óbvias: a saúde não pode e nem deve esperar. Tomemos por exemplo os pacientes que sofrem de diabetes, uma doença em ascensão na América Latina. A Divisão de Diabetes da empresa farmacêutica Roche criou uma aplicação móvel baseada na plataforma na nuvem SAP HANA para que os médicos controlem o progresso de seus pacientes em seus tablets e em tempo real. Caso haja qualquer problema, o médico pode contatar o paciente, oferecendo maior segurança em seu tratamento.
A empresa que conseguir simplificar esses três pontos será mais eficiente. Os funcionários não se deixarão levar pela complexidade cotidiana e utilizarão seu tempo valioso para executar tarefas que impactem de verdade o cumprimento da estratégia do negócio. Além disso, a empresa ideal libera recursos para inovar: o objetivo não é apenas manter o barco flutuando, mas fazer os ajustes necessários para ultrapassar os competidores.
A soma da eficiência e inovação, por outro lado, repercute em clientes mais satisfeitos com a experiência de contato com a companhia e, como consequência final, em maiores receitas. Porque a empresa ideal não acumula uma quantidade enorme de dados sobre seus clientes sem saber o que fazer com eles. Em vez disso, os utiliza para ofertar a cada consumidor uma experiência única e personalizada, para saber por qual canal, em que momento e em que lugar cada cliente quer interagir com ela.
Os negócios continuarão se transformando. A única forma de ingressar no próximo nível de competitividade é manter continuamente o espírito inovador. E, para isso, a receita é simplificar tudo para poder conseguir mais.
Rodolpho Cardenuto é Presidente da SAP América Latina
Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva, e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a 291 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/e o Twitter @SAPNotíciasBR.
Informações para a Imprensa
FleishmanHillard – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
André Larrubia, andre.larrubia@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9930
Eliana Martinelli, eliana.martinelli@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9931
Francisca Duart, francisca.duart@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9933
Carolina Almeida, carolina.almeida@fleishman.com.br, Tel.11 3185-9932
Thais Nulman, thais.nulman@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9904
SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554
Alex Cabral, alex.cabral@sap.com, Tel. 11 5503-2455
Há menos de uma década, as empresas debatiam em torno de problemáticas que hoje parecem já defasadas: a gestão de áreas distintas de negócios com sistemas diferentes; o uso de planilhas de cálculos para dar suporte a processos não contemplados pelo software; e o lançamento de produtos e serviços por decisão da própria empresa, sem levar em consideração a vontade dos clientes.
Nestes últimos anos, surgiram novas tecnologias que mudaram esse panorama por completo: a mobilidade, a nuvem, o big data e as redes sociais são alguns exemplos. Elas modificaram de forma radical a forma de fazer negócios.
A empresa ideal é aquela que produz oportunidades para aproveitá-las. Hoje, é possível fazer isso, ainda que os orçamentos sejam exíguos. Como? Através da simplificação.
No mundo das empresas, a simplificação pode ser aplicada a três elementos: aos processos, à forma de uso do software e à experiência do usuário.
Do ponto de vista dos processos, as empresas ideais são aquelas que conseguem simplificar suas operações em tempo real: todas sobre uma única plataforma que tenha o poder de tornar realidade essa premissa. Tomemos como exemplo o que ocorre na cidade de Buenos Aires, que sofre com inundações terríveis na temporada de chuvas - que ocasionam grandes perdas materiais e, ainda pior, de vidas humanas. Hoje, com a plataforma SAP HANA, o governo da cidade pode monitorar o sistema de saneamento das zonas mais sensíveis da cidade e saber, em tempo real, quais estão bloqueadas e quais necessitam de manutenção para providenciar suporte técnico. O resultado? Ruas mais limpas, nenhuma inundação e cidadãos mais seguros e felizes.
Quanto à forma de utilização do software, não é novidade que o mundo se dirige para a computação em nuvem. Um modelo que permite às organizações investir em inovação, a fonte que fará crescer o negócio. A consultoria IDC prevê que a nuvem crescerá, este ano, nada menos do que 50% na América Latina.
Em terceiro lugar, as empresas devem oferecer aos colaboradores a oportunidade de acessar qualquer informação ou aplicação de negócio a partir de qualquer dispositivo, de maneira simples, com apenas alguns cliques. A indústria de saúde conseguiu posicionar-se rapidamente neste conceito e as razões são óbvias: a saúde não pode e nem deve esperar. Tomemos por exemplo os pacientes que sofrem de diabetes, uma doença em ascensão na América Latina. A Divisão de Diabetes da empresa farmacêutica Roche criou uma aplicação móvel baseada na plataforma na nuvem SAP HANA para que os médicos controlem o progresso de seus pacientes em seus tablets e em tempo real. Caso haja qualquer problema, o médico pode contatar o paciente, oferecendo maior segurança em seu tratamento.
A empresa que conseguir simplificar esses três pontos será mais eficiente. Os funcionários não se deixarão levar pela complexidade cotidiana e utilizarão seu tempo valioso para executar tarefas que impactem de verdade o cumprimento da estratégia do negócio. Além disso, a empresa ideal libera recursos para inovar: o objetivo não é apenas manter o barco flutuando, mas fazer os ajustes necessários para ultrapassar os competidores.
A soma da eficiência e inovação, por outro lado, repercute em clientes mais satisfeitos com a experiência de contato com a companhia e, como consequência final, em maiores receitas. Porque a empresa ideal não acumula uma quantidade enorme de dados sobre seus clientes sem saber o que fazer com eles. Em vez disso, os utiliza para ofertar a cada consumidor uma experiência única e personalizada, para saber por qual canal, em que momento e em que lugar cada cliente quer interagir com ela.
Os negócios continuarão se transformando. A única forma de ingressar no próximo nível de competitividade é manter continuamente o espírito inovador. E, para isso, a receita é simplificar tudo para poder conseguir mais.
Rodolpho Cardenuto é Presidente da SAP América Latina
Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva, e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a 291 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/e o Twitter @SAPNotíciasBR.
Informações para a Imprensa
FleishmanHillard – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
André Larrubia, andre.larrubia@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9930
Eliana Martinelli, eliana.martinelli@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9931
Francisca Duart, francisca.duart@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9933
Carolina Almeida, carolina.almeida@fleishman.com.br, Tel.11 3185-9932
Thais Nulman, thais.nulman@fleishman.com.br, Tel. 11 3185-9904
SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554
Alex Cabral, alex.cabral@sap.com, Tel. 11 5503-2455
Nenhum comentário