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Insight - solução em logística clínica e integração dos diversos ambientes hospitalares

Consagrado na Dinamarca, trata-se de um sistema de comunicação e integração destinado a melhorar a coordenação, a comunicação, o fluxo de trabalho e de pacientes nos diversos ambientes hospitalares, além de mostrar status, horários e reservas dos leitos e das equipes.

Quando você chega ao aeroporto, logo procura pelos painéis disponíveis para verificar o status do seu voo (atrasado, adiado, confirmado), além do portão e horário de embarque. Sem dúvida, esse tipo de comunicação facilita muito, não só a vida dos passageiros, mas também o fluxo de trabalho dos funcionários, que ficam cientes de tudo que está acontecendo, em tempo real. Devido à necessidade em otimizar recursos, elevar número de atendimentos, garantir a qualidade da prestação de serviços ao paciente, a diretoria de um hospital buscou estudantes de informática para desenvolver uma solução eficiente capaz de atender estas demandas.


Inspirada nesse sistema consagrado e utilizado pelo setor aeroportuário, a MAQUET - do grupo sueco Getinge - especializado na mais alta tecnologia para soluções médicas - apresenta o Insight - o mais avançado sistema de integração e comunicação entre o centro cirúrgico, UTI, internação e emergência, mostrando status e horários de reservas das salas e leitos disponíveis para os próximos procedimentos cirúrgicos, incluindo a equipe designada por ala e a sua respectiva atribuição, além do estado clínico do paciente.


A Gerente de Marketing da MAQUET, Jennifer Herbst, garante que o Sistema Insight proporciona um resumo prático e de fácil acesso das tarefas, responsabilidades e carga de trabalho de cada membro da equipe envolvida. Isso tudo acontece por meio das informações disponíveis para todos os médicos e colaboradores nas telas instaladas nas diversas áreas, central de controle, além de mensagens enviadas aos dispositivos móveis. aos celulares da equipe. "Com o Insight, é possível compartilhar e solicitar informações entre diferentes departamentos a qualquer momento. Quando as novas informações são inseridas no Insight, alimentadas por meio de um funcionário dentro da sala de controle, todos os departamentos envolvidos no caso de cada paciente são notificados automaticamente e em tempo real", explica Jennifer.


O Insight, inclusive, pode ser integrado com outro importante sistema já consagrado no mercado, o TEGRIS - sistema de integração digital. Ele permite gravar e distribuir as imagens realizadas na sala cirurgia para qualquer localidade do ambiente externo, com imagem, som e armazenamento de dados em alta definição e qualidade. Sistema que tem por objetivo simplificar o fluxo de trabalho e aumentar a eficiência durante o procedimento cirúrgico, garantindo a segurança do paciente e da instituição através da documentação das diversas informações geradas.

Entendendo na prática


O sistema é simples, porém completo para atender às necessidades dos hospitais, sobretudo, grupos hospitalares através da intercomunicação e otimização de recursos (número de leitos disponíveis etc), aqueles gerenciados pela iniciativa pública. Para ilustrar como o sistema funciona na rotina hospitalar, vamos fazer o seguinte exercício: imagine uma pessoa que foi atropelada e deu entrada no hospital. Vamos chamar esse paciente de Pedro.


Ao entrar no hospital, Pedro tem os seus dados inseridos no Insight e, logo, realiza um exame de sangue, cujo resultado imediatamente fica disponibilizado no sistema de comunicação interna. Na sequência, o paciente é levado ao radiologista, que já o espera, pois o radiologista já recebeu uma mensagem no celular avisando que teria que atender o paciente que saiu do exame de sangue e que deu entrada no hospital em decorrência de um atropelamento.


Para a infelicidade do Pedro, o raio x confirma que há uma fratura na perna e, portanto, deve ser realizada uma cirurgia. Essa informação, imediatamente, também é inserida no Insight, de modo que a coordenação de cirurgias possa se preparar para receber o paciente. "Neste momento, a Central de Esterilização também é notificada acerca dos instrumentos necessários para a cirurgia. Por meio do Insight, a equipe cirúrgica tem uma visão geral de todas as informações relevantes sobre o paciente e em tempo real. A enfermeira coordenadora também consegue localizar os integrantes envolvidos na cirurgia, onde estão os equipamentos necessários e as salas cirúrgicas disponíveis, sem o inconveniente de ter que consultar o quadro branco ou realizar chamadas para cada setor. Portanto, a enfermeira pode reservar tudo que é necessário para a cirurgia do paciente, sem se deslocar. Ainda mais, o sistema manda um alerta para os celulares (smartphone) de todas as pessoas envolvidas no procedimento para que se dirijam ao bloco cirúrgico na hora programada", detalha a gerente de marketing.


Durante a cirurgia, as informações do paciente são inseridas no Insight para que os demais departamentos possam acompanhar o procedimento simultaneamente. Quando uma cirurgia demora mais tempo do que o planejado, o sistema automaticamente reagenda os procedimentos seguintes e alerta as pessoas envolvidas. "Trinta minutos antes de um procedimento terminar outra mensagem é envida para todos os envolvidos. Desta forma, a equipe sabe que deve preparar a sala de recuperação para o repouso do paciente, além de avisar a equipe de limpeza e esterilização para preparar a sala antes do próximo procedimento", lembra.


Enquanto o Pedro se recupera da cirurgia, o Insight acompanha as próximas etapas do seu tratamento, como o calendário de medicações e reabilitações para os dias seguintes. Portanto, a equipe e a diretoria do hospital ficam satisfeitas porque trabalharam de forma eficiente, otimizando a comunicação, coordenação e o curso de trabalho em todo o hospital", conclui a Jennifer.

A MAQUET é um dos principais fornecedores de produtos e serviços de tecnologia médica para salas cirúrgicas e unidades de terapia intensiva em todo o mundo. Desde sua fundação há mais de 175 anos, a MAQUET transformou-se em sinônimo de inovação e desenvolvimento tecnológico no campo da medicina.

Grupo Getinge
Especializado em desenvolver as mais altas tecnologias médicas, o Grupo Getinge engloba três áreas de negócios: a Arjohuntleigh - Extended Care, Getinge - Infection Control e a MAQUET - Medical Systems.

MAQUET - The Gold Standard
www.maquet.com
www.getingegroup.com


Jornalista responsável:Maria Alice Amoroso Nunes (Mtb 11.239)
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