Últimas

Academias devem ficar atentas para importância da climatização do ambiente; ar condicionado inadequado pode ser prejudicial

Diferente do ar-condicionado split, a climatização central garante saúde e conforto nos exercícios dos alunos e ajuda a perder peso




Embora diversas academias utilizem aparelhos de ar-condicionado modelo split para conforto de seus clientes, a aplicação incorreta desses equipamentos em academias pode gerar doenças graves no organismo, deixando os alunos vulneráveis a ações contagiosas de microorganismos, já que, após os exercícios, o sistema imunológico sofre uma baixa queda momentânea. Como o aparelho não controla a umidade no local e desidrata o ar em excesso, isso gera um ambiente muito seco e acaba criando mais catarro e muco nas pessoas do que o normal. Outra deficiência do aparelho é a não renovação do ar. Assim, o ideal para manter um clima agradável dentro das academias é criar um ambiente climatizado.

Segundo Leonardo Ramon, engenheiro de aplicação da Climasul, a climatização se faz por meio de sistemas centrais, que, além de atenderem aos parâmetros de temperatura e umidade, podem também integrar a renovação de ar. Tais sistemas utilizam dutos para melhor distribuição do ar renovado e condicionado.

A renovação de ar é feita por ventilação natural ou mecânica, que aproxima a temperatura ambiente da temperatura externa, diminuindo o consumo de energia. Para isso acontecer, a ventilação deve ser feita por meio de implantação de aberturas para entrada e saída de ar. Dessa forma, o equipamento de climatização renova o ar e adequa a umidade relativa do ar, umidificando o espaço nas estações secas.

Ar-condicionado Split x Climatização Central

Ainda segundo Ramon, a diferença da climatização central é que o sistema faz o ambiente manter a qualidade do ar, com um controle ideal de temperatura, umidade e pureza. "Conforto térmico é fundamental para a prática de exercícios físicos.

Com o grande número de praticantes com metabolismo acelerado, há grande consumo de oxigênio e descarga de CO2, necessitando-se de forte renovação e filtragem do ar. A umidade também é elevada em função da água rejeitada pela transpiração e respiração das pessoas. Assim, a climatização proporciona menos desgaste do corpo, além de ajudar na perda de peso”, finaliza.


Nenhum comentário