Últimas

Cummins realiza Exposição Interativa Colcha de Retalhos

A Cummins South America, maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, realiza entre os dias 7 e 27 de julho a Exposição Interativa Colcha de Retalhos, na Praça Victor Civita, em São Paulo (SP). Liderada pela área de Responsabilidade Corporativa da companhia, a mostra é resultado de um projeto social que contou com o engajamento de mais de 400 colaboradores da Cummins de diversos países, incluindo Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.

A necessidade surgiu a partir de uma visita na instituição Cemaia (Macaé, RJ), com a qual a Cummins Vendas e Serviços possui parceria desde 2014. Com capacidade para 30 pessoas, a instituição, que atende crianças sob tutela judicial, tinha acabado de receber novos móveis para os dormitórios e solicitou colchas para as camas. A ideia foi além de simplesmente realizar a doação e assim surgiu o ‘Projeto Colcha de Retalhos’, ação que vai ao encontro com a filosofia Cummins: desenvolver projetos sociais em parceria com a comunidade, sustentado por três pilares (educação, meio ambiente e justiça social).

“Pensando na cama como um dos poucos espaços individuais de uma criança institucionalizada e o local onde sonhamos, decidimos confeccionar colchas tecidas com amor e carinho e levar o nosso mais profundo desejo de que elas continuem sonhando e que, mais que isso, acreditem que seus sonhos podem ser realizados”, diz Adriana Davanzo, líder do projeto e da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins Vendas e Serviços.

Ao receber um quadrado de tecido com 20 cm de medida, os colaboradores tiveram a oportunidade de soltar a criatividade junto aos familiares e amigos. Entre bordados, rendas, fuxicos, patchwork, decoupage, pinturas e colagens foram produzidos 1.640 retalhos, o que resultou em mais de 40 colchas. O projeto contou ainda com a participação da Oficina de Costura Pano Pra Manga, desenvolvido pela Cummins em 2008, cujo objetivo é gerar renda à comunidade de Guarulhos (SP), onde a fábrica está instalada.

A Pano Pra Manga conta atualmente com 5 integrantes formados no ofício da arte de corte e costura que receberam também informações de contexto empreendedor. A oficina opera atualmente desenvolvendo e comercializando produtos têxteis e o projeto já formou mais de 100 moradores no ofício. A equipe, em parceria com o grupo Design Possível, ficou responsável pela confecção das colchas, desde a seleção dos retalhos por tema, até a costura e acabamento do material.

Durante o desenvolvimento do projeto, surgiu a necessidade em expor o resultado tecido por centenas de mãos. A missão de compartilhar este momento ganhou maiores proporções após ser apresentada aos produtores culturais da Praça Victor Civita, uma iniciativa da Editora Abril.

O ‘Projeto Colcha de Retalhos’ vai de encontro à filosofia do espaço público de multiuso, inovador e construído com os mais sérios e atuais critérios de sustentabilidade. Inaugurada em 2008 e fruto da parceria entre o Instituto Abril e a Prefeitura da Cidade de São Paulo, a praça foi construída em uma área que abrigou durante 40 anos o Incinerador Pinheiros e, por essa razão, em um terreno contaminado e há anos abandonado. O espaço de 14.000 metros quadrados foi totalmente recuperado e hoje oferece áreas verdes, arena cultural, centro de atividades para a terceira idade, oficina de reciclagem e espaços para exposições e eventos.

Mostra - A Exposição Interativa Colcha de Retalhos da Cummins South America, realizada no mês de férias escolares, tem como objetivo contar por meio de uma narrativa artística a história do projeto. Durante a exposição, o visitante também poderá confeccionar o seu próprio retalho, participando da oficina interativa (quintas a domingos) e ainda receber dicas com técnicas artesanais como patchwork, bordados, pinturas, entre outras.

“Nossa ideia é proporcionarmos um ambiente que transmita a sensação de acolhimento para que o visitante possa conhecer os viéses mais sutis da Responsabilidade Corporativa, que deram origem às lindas peças cheias de diversidade, contrapondo o rústico do local com a delicadeza de trabalhos manuais”, conta Adriana.

Sob a curadoria de Luiza Bitencourt e Tiago Maltoni, da Sala 8 Produções Artísticas, o Espaço de Exposições Culturais da Praça Victor Civita vai transmitir a sensação de estar na casa da avó. Máquina de costura antiga, porta-retratos com imagens de todo o processo de criação e confecção das colchas, cadeira de balanço, um varal de colha de retalhos serão cuidadosamente espalhados pelo local. Até o aroma da casa da vovó foi pensado com carinho; seja o alecrim, chás e/ou ervas, o importante é imaginar o gostoso aconchego.


SERVIÇO

EXPOSIÇÃO COLCHA DE RETALHOS
DATA - 7 e 27 de julho
HORA - das 8h às 18h
LOCAL - Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
ENTRADA – Gratuita


COQUETEL DE ABERTURA DA MOSTRA – Você é nosso convidado
DIA – 06 de julho
HORA – 16hs

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Juliana Sih

Nenhum comentário