Últimas

Unoeste terá 700 vagas gratuitas ofertadas pelo Pronatec

Inscrições de 29 de junho a 3 de julho (1º momento) e de 20 de julho a 2 de agosto (vagas remanescentes)



Qualificação profissional é um dos requisitos básicos para quem almeja um início de carreira e até mesmo se aperfeiçoar no segmento que já atua. Para quem pretende obter essa vantagem de forma rápida, os cursos técnicos são ótimas alternativas. A Unoeste passa a oferecer, gratuitamente, a partir do segundo semestre deste ano, cerca de 700 vagas em 6 cursos desse nível, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. Mas atenção! É preciso se atentar ao período de inscrição, que vai de 29 de junho a 3 de julho, num primeiro momento.

Os 6 cursos são: Agropecuária, Informática, Massoterapia, Cuidados de Idosos, Farmácia e Enfermagem. Terão duração de até um ano e meio, sendo uma ótima oportunidade para ingressar imediatamente no mercado de trabalho. O pró-reitor Acadêmico da universidade, Dr. José Eduardo Creste, pontua que a Unoeste está atenta a grande necessidade do país em relação à formação de mão de obra técnica. “Todos os cursos são gratuitos e ligados às graduações, que, inclusive, têm ótimos conceitos pelo MEC [Ministério da Educação]”.

Ricardo Sant’anna de Andrade, auxiliar de Reitoria, explica que os cursos técnicos da Unoeste, oferecidos pelo Pronatec, estão classificados como subsequentes, ou seja, o interessado deve ter concluído o ensino médio. Além disso, não há limite de idade, salvo no curso de Enfermagem, que tem legislação específica e o candidato deve ter no mínimo 18 anos. “Os estudantes poderão utilizar toda a infraestrutura da maior universidade do oeste paulista, como o corpo docente qualificado e instalações com modernos laboratórios e amplo acervo bibliográfico”.

Essa modalidade de ensino é considerada de nível médio, diferentemente da graduação (licenciatura, bacharelado e tecnologia), que é superior. A coordenadora pedagógica da Unoeste, Aparecida Darcy Alessi Delfim, explica que o ensino profissionalizante prepara para áreas que são claramente definidas, como saúde, informática, agropecuária e outras. “Atende as necessidades da sociedade e da economia, pois oferece aos trabalhadores um desempenho qualificado para setores específicos”. Ela frisa que as pessoas podem frequentar um curso técnico para se habilitar profissionalmente e, após a sua conclusão, ingressar na educação superior para a complementação da formação.

Inscrições – As bolsas para os cursos do Pronatec na Unoeste são de 100%. No primeiro momento – inscrições de 29 de junho a 3 de julho – é necessário ter concluído o ensino médio e ter feito o Enem (em caso de concorrência, o programa dará prioridade para alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada). Para vagas remanescentes serão abertas inscrições, de 20 de julho a 2 de agosto, sendo que, neste caso, não é necessário que o candidato tenha feito o Enem.

Serviço – As inscrições poderão ser feitas diretamente no site do Pronatec.

Nenhum comentário