Últimas

Inauguração de Museu é destaque da III Mostra Cultural e Ambiental de Primavera

Espaço reunirá fragmentos de pesquisas arqueológicas e peças cerâmicas

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a comunidade de Primavera (PA) será presenteada com a entrega de um espaço para conservar o seu patrimônio cultural e ambiental. É o Museu de Primavera, onde serão armazenados fragmentos de pesquisas arqueológicas realizadas na região, peças cerâmicas produzidas por artesãos locais e de fósseis retirados da área da mineração de calcário e argila. A abertura oficial do espaço é destaque da III Mostra Cultural e Ambiental de Primavera – Patrimônio nos Quatro Cantos, programada para o período de 04 a 11 de junho. A organização do evento é da Votorantim Cimentos em conjunto com a Prefeitura Municipal de Primavera e a empresa Archaeo Pesquisas Arqueológicas.

A proposta de fundar um museu em Primavera é não só preservar e expor as peças arqueológicas da região, como também desenvolver atividades de educação patrimonial, por meio de visitações orientadas para os alunos das escolas. O museu irá funcionar dentro do prédio da Biblioteca Municipal Ruth Passarinho, cuja nova estrutura também foi construída pela Votorantim Cimentos e entregue para a população no aniversário da cidade, no mês de fevereiro. As iniciativas fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica, celebrado entre Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim e a Prefeitura Municipal.

“Somos parceiros do poder público na execução de ações em diversas áreas, inclusive de fomento à cultura e à educação, porque também favorecem o crescimento sustentável do município. A realização da Mostra Cultural e Ambiental pelo terceiro ano consecutivo, agora marcado pela inauguração de um museu, reforça o nosso compromisso em contribuir para que a cidade de Primavera se desenvolva em todos os âmbitos”, afirmou o gerente de projetos da Votorantim Cimentos de Primavera, Alexandre Mouta.

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Primavera, Alberto Conceição da Costa Pereira, disse que a inauguração do Museu representa um importante avanço cultural e histórico para a cidade. “A Mostra Cultural e Ambiental já proporciona um grande resgate dos costumes e tradições do nosso povo. A chegada do Museu consolida o trabalho que temos realizado, sendo uma vitrine permanente para difusão de conhecimentos, agregando, inclusive, mais valor às atividades realizadas na biblioteca, que é totalmente voltada à promoção da educação”.

Saiba mais – A Mostra Cultural e Ambiental de Primavera surgiu em 2013, em função da necessidade de sensibilizar a comunidade sobre a importância de preservar o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural da região. Essa necessidade foi identificada pela Votorantim Cimentos e pela empresa Archaeo Pesquisas Arqueológicas a partir da análise dos resultados de pesquisas realizadas por consultorias terceiras. Em um dos levantamentos, na área arqueológica, os fragmentos cerâmicos coletados coincidiram com a metodologia de produção de cerâmica. A tradição ceramista ainda está viva em função da memória e do trabalho de artesãs locais, que são multiplicadoras de uma tradição que corre o risco de extinção. Já na pesquisa sobre resgate de fauna, foi constatado que havia uma cultura local na prática de caça, captura e maus tratos aos animais silvestres e domésticos.

Diante desses resultados, foi criada a Mostra Cultural e Ambiental de Primavera. O evento atrai aproximadamente 2 mil pessoas, que a cada edição têm a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e o meio ambiente. Neste ano, além da inauguração do Museu de Primavera, a III Mostra oferecerá oficinas de origami, contação de histórias e apresentações artísticas de Marujada, dança típica religiosa em louvor a São Benedito.

A programação da III Mostra Cultural e Ambiental de Primavera contará ainda com sessões de cinema gratuitos para a população e oficinas audiovisuais para crianças por meio do Cinesolar, primeiro cinema itinerante do País movido com energia solar. Desenvolvido pela Brazucah Produções, em parceria com a Associação Cultural Simbora e SemearteProductil, o projeto é patrocinado pela Votorantim Cimentos e tem como objetivo democratizar e ampliar o acesso ao cinema brasileiro para os lugares que não têm salas de cinema comerciais ou carecem de equipamentos culturais.


Sobre a Votorantim Cimentos
Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Nenhum comentário