Novos títulos da EdUFSCar abordam o desenvolvimento infantil
A EdUFSCar lança dois novos títulos pela série Apontamentos que trazem como foco a educação infantil por meio do desenvolvimento e do brincar.
Com autoria de Maria Luisa Guilaumon Emmel e Mirela de Oliveira Figueiredo, a obra O brincar e o desenvolvimento psicomotor: Manual prático de atividades, juntamente com Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional, organizada por Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Patrícia Carla Souza Della Barba e Isis de Albuquerque, destinam-se à apresentação de atividades que favoreçam o desenvolvimento psicomotor de crianças em idade de alfabetização.
Em O brincar e o desenvolvimento psicomotor: Manual prático de atividades são apresentadas concepções sobre as relações existentes entre o brincar, o desenvolvimento e a aprendizagem. Dedica-se à exemplificação de modelos práticos de brincadeiras e atividades que podem ser utilizadas por profissionais na área da educação e da saúde em escolas ou centros de reabilitação, em atendimentos individuais e/ou grupais. A obra inicia com uma fundamentação e um histórico sobre a importância do brincar e o brincar nas diferentes idades (dos 3 aos 6 anos). Os outros capítulos discorrem sobre o processo de desenvolvimento psicomotor esperado e cada um dos elementos que o compõem: esquema corporal, lateralidade, coordenação motora global e fina, orientação espacial e temporal; e ritmo. Os modelos práticos de brincadeiras e atividades são descritos e indicados para cada um dos elementos psicomotores.
Já Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional tem como objetivo ajudar na consolidação de práticas e pesquisas que visem garantir o desenvolvimento infantil pleno. Para contribuir com a formação de profissionais da terapia ocupacional para esse campo, a obra apresenta conhecimentos produzidos por anos de investimento teórico e prático de pesquisadores e docentes vinculados ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar junto a essa população. Organizado em sete capítulos, aborda as temáticas: vigilância do desenvolvimento, desenvolvimento socioemocial, motor, visual, ocupacional e o brincar da criança, fornecendo um respaldo teórico e sugestões de estratégias e recursos para a intervenção de terapia ocupacional.
Sobre as autoras – Maria Luisa Guillaumon Emmel é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Foi uma das criadoras do curso de Terapia Ocupacional e do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, onde é professora titular.
Mirela de Oliveira Figueiredo é doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, mestre em Saúde da Criança e do adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas e Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Sobre as organizadoras - Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Possui especialização em psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidde GAE/São Paulo e em Neuropediatria pela UFSCar. Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Possui também pós-doutorado pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem USP-RP, 2014.
Patrícia Carla de Souza Della Barba é terapeuta ocupacional, especialista em psicopedagogia e no método neuroevolutivo Bobath. Mestre e doutora em educação especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos.
Isis de Albuquerque é mestranda no Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar, terapeuta ocupacional da Clínica Re Habilitar e terapeuta ocupacional da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP).
Título: O brincar e o desenvolvimento psicomotor: Manual prático de atividades
Autoras: Maria Luisa Guillaumon Emmel e Mirela de Oliveira Figueiredo
Número de páginas: 53
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 16,00
ISBN: 978-85-7600-391-5
Título: Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional
Organizadoras: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Patrícia Carla Souza Della Barba e Isis de Albuquerque
Número de páginas: 56
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 17,00
ISBN: 978-85-7600-398-4
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br
________________________________________
Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Elizandra Hengles | elizandra@pluricom.com.br
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom
Com autoria de Maria Luisa Guilaumon Emmel e Mirela de Oliveira Figueiredo, a obra O brincar e o desenvolvimento psicomotor: Manual prático de atividades, juntamente com Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional, organizada por Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Patrícia Carla Souza Della Barba e Isis de Albuquerque, destinam-se à apresentação de atividades que favoreçam o desenvolvimento psicomotor de crianças em idade de alfabetização.
Em O brincar e o desenvolvimento psicomotor: Manual prático de atividades são apresentadas concepções sobre as relações existentes entre o brincar, o desenvolvimento e a aprendizagem. Dedica-se à exemplificação de modelos práticos de brincadeiras e atividades que podem ser utilizadas por profissionais na área da educação e da saúde em escolas ou centros de reabilitação, em atendimentos individuais e/ou grupais. A obra inicia com uma fundamentação e um histórico sobre a importância do brincar e o brincar nas diferentes idades (dos 3 aos 6 anos). Os outros capítulos discorrem sobre o processo de desenvolvimento psicomotor esperado e cada um dos elementos que o compõem: esquema corporal, lateralidade, coordenação motora global e fina, orientação espacial e temporal; e ritmo. Os modelos práticos de brincadeiras e atividades são descritos e indicados para cada um dos elementos psicomotores.
Já Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional tem como objetivo ajudar na consolidação de práticas e pesquisas que visem garantir o desenvolvimento infantil pleno. Para contribuir com a formação de profissionais da terapia ocupacional para esse campo, a obra apresenta conhecimentos produzidos por anos de investimento teórico e prático de pesquisadores e docentes vinculados ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar junto a essa população. Organizado em sete capítulos, aborda as temáticas: vigilância do desenvolvimento, desenvolvimento socioemocial, motor, visual, ocupacional e o brincar da criança, fornecendo um respaldo teórico e sugestões de estratégias e recursos para a intervenção de terapia ocupacional.
Sobre as autoras – Maria Luisa Guillaumon Emmel é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Foi uma das criadoras do curso de Terapia Ocupacional e do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, onde é professora titular.
Mirela de Oliveira Figueiredo é doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, mestre em Saúde da Criança e do adolescente pelo Centro de Investigações em Pediatria da Universidade Estadual de Campinas e Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Sobre as organizadoras - Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Possui especialização em psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidde GAE/São Paulo e em Neuropediatria pela UFSCar. Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Possui também pós-doutorado pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem USP-RP, 2014.
Patrícia Carla de Souza Della Barba é terapeuta ocupacional, especialista em psicopedagogia e no método neuroevolutivo Bobath. Mestre e doutora em educação especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos.
Isis de Albuquerque é mestranda no Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar, terapeuta ocupacional da Clínica Re Habilitar e terapeuta ocupacional da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP).
Título: O brincar e o desenvolvimento psicomotor: Manual prático de atividades
Autoras: Maria Luisa Guillaumon Emmel e Mirela de Oliveira Figueiredo
Número de páginas: 53
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 16,00
ISBN: 978-85-7600-391-5
Título: Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional
Organizadoras: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim, Patrícia Carla Souza Della Barba e Isis de Albuquerque
Número de páginas: 56
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 17,00
ISBN: 978-85-7600-398-4
Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br
________________________________________
Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Elizandra Hengles | elizandra@pluricom.com.br
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom
Nenhum comentário