Nesta quinta-feira (01/12), a Academia Mineira de Letras realiza palestra "Nos 80 anos de 'Raízes do Brasil'" de Sérgio Buarque de Holanda, com Caio Boschi
DIA 1º DE DEZEMBRO, ÀS 19H30, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE
Caio Boschi - Divulgação |
Publicado em 1936, “Raízes do Brasil” apresentou uma visão inovadora, responsável por introduzir os conceitos de patrimonialismo e burocracia. O livro trouxe uma interpretação original da sociedade tradicional brasileira e suas estruturas políticas e econômicas.
O autor, Sérgio Buarque de Holanda, buscou na história colonial as origens dos problemas nacionais, descrevendo o brasileiro como um “homem cordial”, que prefere as relações pessoais ao cumprimento de leis objetivas e imparciais. A obra também desenvolveu conceitos relevantes para o processo de reflexão sobre a formação e a afirmação da identidade nacional.
Sobre o palestrante:
Caio César Boschi é licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969) e doutor em História Social Pela USP (1982). Foi professor titular de História do Brasil pela UFMG. É professor titular do Departamento de História da PUC Minas. Foi professor convidado em História do Brasil pelas Universidades portuguesas do Porto e de Lisboa, da francesa École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e pela Universidad de Salamanca.
Possui dezenas de artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais e é autor de vários livros, como “Exercícios de pesquisa histórica”, que mereceu da Academia Brasileira de Letras, em 2012, o Prêmio ABL de História e Ciências Sociais.
SERVIÇO:
Palestra “Nos 80 anos de ‘Raízes do Brasil’” de Sérgio Buarque de Holanda, com Caio Boschi
Data: 1º de dezembro.
Horário: 19h30.
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br
Nenhum comentário