A sustentabilidade como diferencial competitivo da logística no e-commerce
Divulgação/DHL Express |
Amaury Vitor*
As práticas das políticas e indicadores
Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) se tornaram essenciais entre empresas
de todos os portes. Um levantamento feito pela consultoria Grant Thornton
Brasil, com a participação de 5 mil empresários de 29 países, indicou que 89%
dos entrevistados confirmam a importância do ESG nos negócios. Além disso, mais
de 90% afirmam que essas práticas podem melhorar a imagem das companhias e,
quando falamos de relacionamento com fornecedores, 54% acreditam que as
relações também podem ser aproximadas.
Essas diretrizes levam a uma melhor
resposta em relação às demandas da sociedade que vêm crescendo, exigindo que
empresas cumpram o seu papel, incluindo questões de bem-estar dos
colaboradores, maior diversidade no universo corporativo, além da preocupação
com o meio ambiente em seus planejamentos empresariais. Podemos destacar que
algumas tendências que vêm moldando a indústria no decorrer dos anos são:
necessidade de resiliência, maturidade tecnológica nas organizações da cadeia
de fornecimento e, certamente, a sustentabilidade.
No setor de logística do e-commerce
brasileiro não é diferente, principalmente com o aumento da demanda de entregas
durante a pandemia, que deixou o setor em evidência no cenário econômico
mundial. Pesquisas apontam que o comércio eletrônico continua a crescer cerca
de 20% por ano e as vendas podem ultrapassar os quatro trilhões de dólares
neste ano. Assim, à medida que as vendas aumentam, essas lojas virtuais
expandem e diversificam as suas ofertas, o que leva à evolução de modelos
operacionais.
Nesse sentido, vale a reflexão de que
não é possível criar impacto positivo duradouro sem uma estratégia clara e bem
elaborada, que deve envolver, também, fornecedores e parceiros. Por isso, as
plataformas de compras on-line precisam olhar com seriedade para os aspectos de
sustentabilidade, afinal, elas detêm parte da responsabilidade pela diminuição
dos resíduos poluentes na atmosfera, uma vez que podem criar mecanismos e
direcionar a cultura, buscando parceiros logísticos que tenham compromisso com
o meio ambiente como diferencial competitivo e alinhado aos seus valores.
Também é importante ressaltar que as
decisões tomadas hoje vão impactar no mundo que teremos nos próximos anos. Por
isso, a mudança pede urgência! Mais do que nunca, os desequilíbrios ecológicos
e a demanda crescente de clientes e governos por cultivam uma necessidade
urgente de práticas ecológicas nas cadeias de abastecimento, desde a extração
de matéria-prima até o gerenciamento do fim da vida útil do produto. Junto com
processos otimizados, mobilidade com emissão zero e soluções de compensação de
carbono para instalações, esses impulsos ajudarão a indústria de logística a se
tornar verde.
Para os líderes de e-commerce, alguns
pontos básicos podem direcionar a escolha das empresas de logísticas mais
sustentáveis, como por exemplo, manter a revisão dos veículos em dia, otimizar
as rotas de entrega, circular com os caminhões sempre carregados, evitando o
período ocioso. Além disso, existem experiências diferentes sendo testadas em
vários países, que incluem o uso de barcos, scooters elétricas, drones,
armários inteligentes, entre outras alternativas mais ecológicas. No Brasil
temos visto uma presença ativa do uso de bicicletas, veículos elétricos e
lockers de autoatendimento.
Implementar embalagens inteligentes e
práticas, recicláveis, retornáveis e reutilizáveis também é fundamental para
diminuir o impacto ambiental, uma vez que plástico, papelão, vidro e outros
materiais possuem elevado custo de aquisição, manuseio, descarte e são
altamente poluentes.
Ou seja, o futuro depende de uma
logística sustentável e os modais alternativos devem se integrar cada vez mais
ao nosso cotidiano. Contar com parceiros que sigam esses princípios cria uma
rede de relacionamentos comerciais focada na proteção ao meio ambiente. Além
disso, no mundo atual, a proteção ambiental e o sucesso dos negócios estão
intimamente interligados: além de contribuir com a vida no planeta, a
sustentabilidade ainda soma como diferencial competitivo nas decisões de compra
de consumidores e investidores. Assim, a logística verde no e-commerce garante
que a marca conta com uma operação limpa em toda a sua cadeia de vendas.
*Amaury Vitor é gerente de Operações da
DHL Express.
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