Crescimento do setor de insumos agrícolas abre oportunidade para profissionalização e investimento em Marketing
Em um cenário de maior receita agrícola, em especial para as culturas de grãos, empresas de insumos têm forte crescimento e boas perspectivas de investimento em sua estruturação interna, definição estratégica e diferenciação no mercado
Anderson Nora Ribeiro e Marco Antônio Raymundo
Campinas (SP), junho de 2021 – Em um momento com tantas dificuldades
econômicas e sociais no Brasil, fortemente relacionadas à pandemia do
coronavírus, pode parecer inusitado pensar em investimento, revisão do
posicionamento estratégico e em marketing para as empresas. Porém, para o setor
agrícola talvez este seja o melhor momento da história recente para realizar
mudanças e traçar novos rumos para as organizações.
O setor do agronegócio vem observando a
crise a uma distância segura. O PIB agrícola brasileiro teve avanço de 24,2% em
2020, quando comparado com 2019. Com este resultado e com o desempenho mais
fraco de outros setores, o PIB do Agro brasileiro alcançou a expressiva marca
de 26,6% de participação no PIB nacional. A principal cultura do país, a soja,
teve um aumento de 130% em seus preços de janeiro de 2019 a abril de 2021, de
acordo com dados do CEPEA. Esse aumento nos preços foi também impulsionado pela
desvalorização cambial, mas mesmo considerando preços em dólar, o avanço
reportado ainda foi de 55%, reforçando que os ganhos para os produtores são
significativos.
Para 2021, o cenário se mantém com forte
otimismo e com previsão de crescimento de 19,3% do Valor Bruto da Produção
quando comparado a 2020, com a soja sinalizando alta de 33,6%, segundo dados
recentemente divulgados pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do
Brasil).
Um dos mais importantes insumos
agrícolas, que têm na soja sua líder de consumo, os fertilizantes NPK foram
positivamente impactados e apresentam uma expansão de 11,9% nas entregas em
2020, quando comparado a 2019, de acordo com recentes dados da Pesquisa
Setorial da ANDA, a Associação Nacional para a Difusão de Adubos. E já há
indicações importantes de bom ritmo do setor de NPK para o ano de 2021. Segundo
a MacroSector, consultoria especializada no mercado agrícola e em fertilizantes
NPK, estima-se que as vendas internas avancem 6% em 2021, atingindo um novo
recorde de 43 milhões de toneladas comercializadas.
Ainda dentro do grupo de Nutrição
Vegetal, outro segmento que confirmou crescimento foi o de Fertilizantes
Especiais. Segundo dados do Anuário de 2020 da ABISOLO, os Fertilizantes
Foliares, cresceram 12,8% ao ano no período de 2014 à 2019 no Brasil, um
crescimento expressivo e superior ao observado em outros insumos agrícolas no
país.
Para 2020, empresários de empresas
importantes de Fertilizantes Foliares relatam uma forte expectativa de
crescimento do segmento, podendo superar aquele observado em 2018, quando a
evolução superou os 19% com relação à 2017. Com a soja perfazendo 49,6% das
vendas de foliares no Brasil, o impulsionamento é evidente e tudo indica, que
sustentável também para 2021.
O especialista em Marketing e
ex-executivo de empresas de grande porte do segmento, Anderson Nora Ribeiro,
entende que: “O Brasil se tornou o grande centro global da agricultura tropical
e nesse contexto a pesquisa, desenvolvimento e inovação se destacaram muito nas
últimas décadas. O setor de Especiais é um dos mais dinâmicos e influentes no
quesito de lançamento de tecnologias e criação de empresas, além de incluir
produtos com atributos mais sustentáveis, algo que também tem tido maior
procura no mercado agrícola”. Ribeiro destaca ainda que a maioria das empresas
do setor são pequenas e médias e iniciam atividades com uma estrutura muito
enxuta, focada em vendas e indústria-logística, mas com o crescimento e
melhoria dos resultados, a necessidade de investimento em um posicionamento
estratégico mais claro e em marketing, passa a ser uma prioridade para que
consigam vencer o platô inicial de faturamento.
Entendendo que o momento é de investir
em marketing para crescer, após vários anos à frente do Marketing de
importantes empresas de Fertilizantes Especiais e também compondo o time de
conselheiros da ABISOLO, Anderson e o também engenheiro agrônomo e especialista
em Marketing, Marco Antônio Raymundo, se uniram para fundar a 5P2R Marketing de
Precisão, empresa que visa acelerar o desenvolvimento de companhias de médio e
pequeno porte, com foco no uso de ferramentas de planejamento e gestão muito
comuns e acessíveis às grandes multinacionais, mas que ainda são pouco adotados
por companhias de menor porte.
Segundo Raymundo, há um hiato grande de
organização interna e uso de ferramentas de gestão entre as empresas do setor
de insumos, pois as menores e mais jovens não conseguem “pagar” pelo mesmo
nível de informações, conhecimento e sistemas que são amplamente utilizados
pelas maiores. “Nossa ideia é usar essa bagagem adquirida em grandes
multinacionais, adaptar e simplificar, para possibilitar que boas práticas e
ferramentas eficazes de gestão sejam utilizadas por empresas com estruturas
mais enxutas do setor agrícola”, acrescenta o especialista.
O excelente momento do agronegócio
brasileiro, maior atratividade do mesmo para profissionais de outros setores e
maiores margens de lucro das empresas de insumos diferenciados, abrem uma
janela de oportunidade única para que estas definam mais claramente o seu
propósito, seu portfólio de produtos e a gestão da carteira de clientes, e
tracem um plano claro de desenvolvimento futuro. O setor agrícola brasileiro é
altamente competitivo e com forte pressão de concentração de mercado, por parte
das grandes corporações. A diferenciação, agilidade e flexibilidade comuns às
empresas de menor porte, catalisadas por uma melhor organização da estratégia,
podem ser chave para a sobrevivência e crescimento nesse ambiente de negócios
tão promissor.
Informações complementares e diretório:
Anderson Nora Ribeiro – Profissional com 18 anos de
experiência em Marketing, Gestão de Portfólio e Gestão Comercial em empresas
nacionais e multinacionais de grande e médio porte. Com liderança de projetos
de Marketing e Comerciais, com sólida carreira nas empresas Adubos Trevo, Yara
International, Microquimica e Tradecorp. Foi diretor e Conselheiro da ABISOLO, liderando
projetos de Comunicação e de Inteligência de Mercado que marcaram os anos de
maior crescimento da associação. É Engenheiro Agrônomo, formado pela UFPR,
Especialista em Gestão Empresarial, pela FGV e em Marketing, pela USP/ESALQ .
Marco Antônio Raymundo – Profissional com mais de 30 anos de
experiência em Marketing, Planejamento Estratégico e Gestão Comercial em
empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte. Com liderança de
projetos de Marketing e de Organização Estratégica, com sólida carreira nas
empresas Norsk Hydro, Yara International, BMS Micro-Nutrients, GTS Química,
Galvani Fertilizantes e Itafos Fertilizantes. Destacada participação na
implementação do projeto de crescimento da linha de Fertilizantes Especiais da
Yara International no Brasil. É Engenheiro Agrônomo, formado pela USP/ESALQ,
com Pós-Graduação em Marketing, com Especialização em Publicidade, pela ESPM.
Sobre a 5P2R Marketing de Precisão - Uma empresa de serviços e projetos de
marketing para empresas de médio e pequeno porte do ramo agrícola, focada em
Inteligência de Mercado, Planejamento de Marketing, Gestão Terceirizada de
Marketing e Tutoria para Times de Marketing. Mais informações disponíveis em: www.5p2r.com.br e https://www.linkedin.com/company/5p2r-marketing-de-precisão/.
Nenhum comentário